FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Cultura

Unesc é reconhecida como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura

DSC 0028

Projeto “Boi de Mamão na Comunidade” foi o precursor desta titulação.

A Unesc foi devidamente reconhecida pelo Ministério da Cultura como Ponto de Cultura do território brasileiro. A titulação é resultado do edital de chamamento público de projetos Culturais realizados pelo governo de Santa Catarina em 2016.  O projeto “Boi de Mamão na Comunidade”, enviado pelo setor Arte e Cultura da Unesc, foi o que trouxe o título à Universidade como fomentadora da cultura no estado. Em julho deste ano, a Instituição recebeu a notícia certificando-a como um Ponto de Cultura da Rede.

Pontos de Cultura são grupos, coletivos e entidades de natureza ou finalidade cultural que desenvolvem e articulam atividades culturais em suas comunidades e em redes, reconhecidos e certificados pelo Ministério da Cultura, por meio dos instrumentos da Política Nacional de Cultura Viva.

Dengo Produtos de Limpeza
Contape
Credisol
Maderonchi
Net Lider

A política governamental que intitula as entidades como Ponto de Cultura, denomina-se Política Nacional de Cultura Viva. Foi criada em 2014 com o objetivo de garantir a ampliação do acesso da população aos meios de produção, circulação e fruição cultural, a partir do Ministério da Cultura e em parceria com governos estaduais e municipais e por outras instituições como escolas e universidades.

“Boi de Mamão na Comunidade”

“A Unesc ser reconhecida como Ponto de Cultura por meio de projeto de cultura popular, abre portas para repensar a memória e a cultural regional, atuar em rede com demais Pontos de Cultura e participar em novos editais de fomento. A cultura do Boi de Mamão já foi muito forte na região e hoje vem se perdendo, então, queremos retomar a discussão dessa tradição de Santa Catarina, que tem suas raízes na cultura de base açoriana”, explica a coordenadora do setor de Arte Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig.

Com esse reconhecimento, a Universidade passa a realizar parcerias para o desenvolvimento de atividades que efetivem a titulação. “É uma grande responsabilidade, até dezembro realizaremos palestras sobre a cultura popular e outras propostas culturais que serão realizados nas escolas públicas: Governador Heriberto Hulse e Padre Ludovico Cóccolo, contribuindo para que fortaleçam os seus Bois de Mamão. Além disso, todos os eventos culturais que a Unesc realizar de agora em diante, poderá incluir o selo do Minc como Ponto de Cultura”, comenta. Também está sendo organizado o IV Encontro de Bois de Mamão, que acontecerá na Unesc em novembro e reunirá várias escolas e seus Bois de Mamão.

“A Unesc, como Universidade Comunitária que é, há muitos anos tem se tornado uma referência cultural para a região. Seu reconhecimento como Ponto de Cultura do território brasileiro, consolida seus projetos, investimentos e atuação no meio cultural”, enfatiza a reitora da Unesc, Luciane Ceretta.

Boi de Mamão da Unesc

O projeto da então Fucri, atual Unesc, nasceu em 1980 com o propósito de estudar a cultura regional e realizar apresentações com o Boi de Mamão. O atual Boi de Mamão da Universidade traz um diferencial. “Atualmente, o nosso Boi retoma a identidade da cidade, com a perspectiva e detalhes que remetem ao carvão, como por exemplo, a presença de um mineiro e uma escolhedeira de carvão entre seus personagens”, afirma Amalhene.

Francine Ferreira – Setor de Comunicação Integrada Unesc


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo