FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Meio Ambiente

Unesc recebe Selo de Signatária dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

13 04 2022 Entrega Selo ODS Marciano Bortolin 37

“Somos ODS!” Uma frase que quem faz parte ou utiliza os serviços da Unesc tem o prazer de proferir. Isso porque, na tarde da quarta-feira (13/04), a Universidade recebeu o Selo de Signatária dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), em ato realizado no Bairro da Juventude, em Criciúma. O resultado é fruto da preocupação com a comunidade na qual está inserida e as ações realizadas na prática, contribuem para mais uma conquista da Unesc.

A Instituição está ao lado de outras 27 pessoas físicas e jurídicas reconhecidas. A Universidade foi representada pelo professor Abel Corrêa de Souza, responsável pelo ODS na entidade, e pela assessora da Diretoria de Extensão, Scheila Martignago Saleh. “Esta é mais uma grande conquista da nossa Universidade Comunitária, pois participa e reitera o constante compromisso com o movimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que é tão importante”, comenta Souza que também recebeu o certificado como pessoa física.

Movimento Nacional ODS de Santa Catarina é um grupo apartidário, plural e ecumênico, constituído por pessoas e organizações que se dispõem a contribuir com a construção de um mundo mais pacífico, justo e sustentável.

Net Lider
Credisol
Contape
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza

Para receber a certificação é preciso cumprir alguns dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável estipulados pela Organização das Nações Unidades (ONU), o que a Unesc faz com maestria. “O requisito é cumprir alguns destes objetivos e apontar, dentro deles, quais são as metas que nós fizemos, atividades, ações e tarefas de diferentes tipos. Nós cumprimos todos os requisitos de 2021 e, consequentemente, obtivemos o direito de ter esta certificação como signatária do movimento ODS no estado”, enfatiza o professor Abel.

ODS no Plano de Desenvolvimento da Amesc

O fato de a Unesc estar entre as signatárias dos ODS não significa somente ter um certificado emoldurado na parede. Na Universidade Comunitária, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) são colocados em prática. Um exemplo é a criação do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico dos Municípios da Unesc em consonância com os ODS.

São 16 documentos, sendo 15 municipais e um regional elaborados pela instituição educacional em parceria com o Sebrae/SC e a Associação dos Municípios do Extremo Sul (Amesc). “A Unesc receber este certificado representa muita coisa. Esta é mais uma forma da Universidade estar afinada aos pleitos de nível internacional das organizações. Representa muita coisa. No site da Unesc aparece sempre o selo como signatária da ODS. A proposta é disseminar isso por todos os programas de extensão e diversos cursos. O propósito é de que todos abracem esta ideia. O mundo precisa e a Unesc, sempre engajada nesses movimentos, dá a sua contribuição”, pontua Souza.

O que é a ODS

No ano 2000, os países membros da ONU propuseram os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), estabelecendo metas para o período entre 2000 e 2015. Foram alcançados avanços consideráveis na redução da pobreza global, no acesso à educação e à água potável. Com o sucesso dessa primeira empreitada, permaneceu o desejo de dar continuidade ao trabalho já realizado, traçando novas metas para os próximos 15 anos. Os ODS são, então, os sucessores dos Objetivos do Milênio.

Durante a Rio+20, conferência das Nações Unidas realizada no Rio de Janeiro, em junho de 2012, os 193 Estados membros da organização discutiram o desenvolvimento sustentável, ou seja, uma forma de evoluir atendendo às necessidades da geração atual, sem comprometer a existência das gerações futuras. Foi nessa ocasião que surgiram os ODS, um plano de ação com 17 objetivos globais para serem cumpridos até o ano de 2030, a fim de que todos os países cresçam e cooperem nessa agenda de sustentabilidade.

Redação – Marciano Bortolin


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo