FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Comunidade

Unesc recebe Prêmio de Responsabilidade Social da Alesc 2021

Premio Responsabilidade Social fotos Bruno Collaco Agencia AL 7
Foto: Bruno Collaço

Ações relacionadas à pandemia de Covid-19 resultaram em novo destaque para a Universidade entre as organizações sem fins lucrativos.

Auxiliar os municípios no enfrentamento à pandemia de Covid-19 elevou a Unesc em posição de destaque no Estado. O reconhecimento veio em mais um prêmio de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. A honraria foi entregue nesta segunda-feira (6/12), em Florianópolis e recebida pela pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes, em nome da gestão. A Unesc foi destacada entre as certificadas na categoria Organização Sem Fins Lucrativos. Foi a quarta vez que a Unesc recebe certificado e a segunda em que foi contemplada com troféu na importante premiação.

Para a pró-reitora, o reconhecimento consagra a força e a importância de uma Instituição Comunitária na região em que está inserida. “Para nós, este prêmio é motivo de muita alegria. Um movimento muito importante que sela a identidade comunitária da nossa Instituição. Em 2020, um ano de pandemia, a Unesc mostrou a sua força e esteve ao lado dos municípios, aplicando na prática todo o seu corpo técnico e de acadêmicos no enfrentamento da Covid-19”, explica.

Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi
Credisol
Contape

Desde a chegada da Covid-19 ao Sul do estado, a Unesc, por meio do ensino, pesquisa e extensão, assumiu o protagonismo no suporte regional para prevenção e combate ao coronavírus. Dentre as áreas de saúde, economia, educação e inclusão, a Universidade propôs medidas diretas e indiretas, como o auxílio ao poder público e a outras organizações do Sul de Santa Catarina.

Para a reitora Luciane Bisognin Ceretta, o prêmio é de toda a comunidade acadêmica. “Como Universidade Comunitária, somos um polo de pesquisa e ciência, sobretudo na área da saúde. Nestes meses em que estamos vivenciando uma pandemia jamais projetada, direcionamos nossos pensamentos a oferecer soluções, que venham a contribuir com toda a sociedade de nossa região e todos se engajaram, alunos, professores, colaboradores, pesquisadores e extensionistas. Isso é ser comunitária”, enalteceu.

O 11ª Prêmio de Responsabilidade Social da Alesc, que tem como slogan “Uma atitude de valor aos catarinenses”, recebeu mais de 100 inscritos neste ano. A certificação tem o objetivo de reconhecer empresas e instituições que assumem a responsabilidade social como política de gestão. Puderam participar, mais uma vez, empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista e organizações sem fins lucrativos.

Protagonismo da Unesc

Dentre dezenas de ações protagonizadas pela Instituição destacam-se o SOS Unesc Covid-19, um serviço de teletriagem referenciada; o Acolher Unesc Covid-19, serviço online gratuito de atendimento e apoio psicológico à população; a produção e distribuição de álcool 70% e máscaras de proteção à comunidade acadêmica e grupos externos; o drive thru de vacinação contra a H1N1; a distribuição de cartilhas informativas; a instalação de um comitê de apoio aos trabalhadores; a parceria com a Prefeitura de Criciúma com a implantação de uma Sala de Situação; a execução do Projeto Ozônio, primeira ação de desinfecção com o uso do ozônio no Sul do Brasil; projeto para fabricação de respiradores, além de colocar à disposição da sociedade mais de 150 residentes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia, entre outras.

Todos estes e os demais projetos idealizados pela Instituição foram reunidos no Balanço Social 2020, documento que está entre os pré-requisitos para participação no prêmio da Assembleia Legislativa. Um dos pré-requisitos para participação é a comprovação da publicação do balanço social da organização relativo ao ano de 2020. As organizações que obtiveram os melhores desempenhos na Certificação de Responsabilidade Social, com base em suas ações e projetos socioambientais, foram premiadas com o Troféu Destaque em diferentes categorias.

“É uma justa homenagem a estas instituições e empresas. Elas contribuem, por meio de ações, para o bem dos catarinenses. Ações que fortalecem o nosso Estado. Toda empresa deve ter responsabilidade de fazer ações sociais e ambientais. Elas acabam dando exemplo às demais empresas e é certamente um incentivo a todos”, declarou o deputado Nilso Berlanda, vice-presidente da Alesc.

Redação – Assessoria de Imprensa Unesc


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo