FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Educação

Unesc realiza 1º Seminário Macrorregional do Cuidar em Enfermagem

cuidado enfermagem divulgacao 1

Evento é direcionado para profissionais e estudantes da saúde.

“Humanização do Cuidado”, “Enfermagem Forense Atuação e Perspectivas para a Profissão”, “Abordagem e Manejo da Pessoa com Risco de Suicídio” e “O Papel do Responsável Técnico Frente ao Novo Código de Ética” são alguns dos temas a serem debatidos, de 14 a 16 de maio, na Unesc. No período, a Universidade recebe profissionais, estudantes e pesquisadores em saúde para o 1º Seminário Macrorregional do Cuidar em Enfermagem.

As atividades iniciam às 8 horas do dia 14, e compreendem apresentação de trabalhos, cursos, conferências e debates. A abertura oficial está marcada para às 19 horas do mesmo dia, com a conferência “Dimensões do Cuidar em Enfermagem”, com a professora doutora da UFSC Ariane Thaise Frello Roque.

Contape
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider
Credisol

Enfermeira e professora do Departamento de Enfermagem na área da Saúde da Mulher e Recém-Nascido da UFSC, Ariane é doutora em Enfermagem pela UFSC e tem pós-doutorado na Universidade de Alberta, no Canadá, na área de Cuidado a Puérpera e sua Família durante a Internação Neonatal. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde da Mulher, atuando principalmente nos seguintes temas: Puerpério, Saúde Mental, Enfermagem, Cuidado e Conforto em Enfermagem, Metodologia Científica, Pesquisa em Saúde, Florence Nightingale e Teorias de Enfermagem.

Pensado para profissionais e estudantes da área da saúde

Segundo uma das presidentes da comissão organizadora do Seminário, Karina Gulbis Zimmermann, o evento é aberto a todos os profissionais, estudantes e professores da área da saúde. “Tentamos agregar temas interessantes para os profissionais de toda a região, tanto para os que atuam na área hospitalar quanto para aqueles da atenção básica e especializada. O evento é focado no Sistema Único de Saúde como forma de cuidar e também lembra os 30 anos de sua criação”, conta.

O tema do evento “A Centralidade da Enfermagem nas Dimensões do Cuidar”, segundo Karina, está diretamente relacionado ao processo de aprendizagem acadêmica e profissional para a melhoria da atividade e do uso de ferramentas e mecanismos com o objetivo de atender cada vez melhor. “Isso compreende a aplicação do cuidado científico, no sentido de qualificado e capacitado, seguro e humanizado à pessoa que busca o serviço de saúde. É um olhar holístico, que compreende uma abordagem que não foque apenas no problema apresentado, mas na pessoa em sua integralidade”, explica a professora da Unesc.

Organizado pelo curso de Enfermagem da Unesc, com o apoio da Universidade, da Aben (Associação Brasileira de Enfermagem), Coren (Conselho Regional de Enfermagem) e Fapesc (Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina), o Seminário Macrorregional ocorre em paralelo a 79ª SBEM (Semana Brasileira de Enfermagem). O Seminário engloba ainda atividades da 16ª Semana Científica de Enfermagem, 6º Encontro de Enfermeiros Responsáveis Técnicos e 9º Encontro de Egressos do Curso de Enfermagem da Unesc.

Mais informações, aqui.

Francine Ferreira – Milena Nandi 


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo