FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Educação

Unesc Profissões: conectando o futuro de estudantes do Ensino Médio com a Universidade

Unesc

Aberto a escolas, alunos e a comunidade de toda a região, o evento ocorre nesta terça e quarta-feira (31/10 e 1/11), no campus da Unesc.

Promover a interação entre os alunos do Ensino Médio das escolas das rede pública e privada e a comunidade de toda a região com os professores da Unesc, informando dados importantes para uma escolha consciente do futuro profissional. Esse é o objetivo central do Unesc Profissões, que ocorrerá nesta terça-feira e quarta-feira (31/10 e 1/11), no campus, e oferecerá uma experiência única de aprendizados e descobertas.

Com uma estrutura de dois mil metros quadrados e cerca de 700 monitores, acadêmicos e professores envolvidos nos dois dias da ação, o evento promete oferecer um mergulho no mundo das profissões e oportunidades acadêmicas. A expectativa é de que mais de cinco mil alunos passem pela Universidade.

Credisol
Maderonchi
Contape
Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider

“Durante dois dias, escolas e alunos terão a oportunidade de conhecer todas as opções oferecidas pela Unesc, por meio de uma estrutura totalmente preparada para atender a todos. Isso inclui salas de aula, laboratórios e estandes montados no ginásio de esportes José Antônio Carrilho. A abordagem visa o esclarecimento de dúvidas, o diálogo e a apresentação de oportunidades sobre o futuro das profissões”, comenta a reitora Luciane Bisognin Ceretta.

Conforme a reitora, essa é uma chance valiosa para os jovens terem contato com diferentes opções de cursos e áreas profissionais. “Com uma abordagem abrangente, personalizada e repleta de oportunidades, a Unesc está fornecendo uma plataforma valiosa para que os jovens façam escolhas informadas sobre seu futuro acadêmico e profissional. Este evento é, sem dúvida, uma peça fundamental na missão da Universidade de enriquecer a vida dos estudantes e da sociedade em geral”, enfatiza Luciane.

Para a pró-reitora de Ensino Graziela Amboni, o evento permite aos estudantes tirar dúvidas e estar próximos de professores e acadêmicos do ensino superior, contribuindo para que o estudante, ao se tornar acadêmico da Unesc, desenvolva um relacionamento integrador com a comunidade universitária e com a sociedade.

“Essa é uma oportunidade única para os alunos do Ensino Médio conhecerem melhor as profissões, a Universidade e o vasto mundo de oportunidades e experiências que a Unesc oferece. A Unesc acredita que essa recepção calorosa é fundamental para ajudá-los na tomada de decisão e que os anos passados na Instituição serão os melhores da vida dos estudantes”, comenta.

Experiência personalizada na Unesc

Os visitantes do Unesc Profissões terão a oportunidade de personalizar sua experiência. Assim que chegarem ao estande montado em frente ao ginásio de esportes José Antônio Carrilho, a primeira etapa será o credenciamento e, na sequência, a escolha de uma das nove trilhas de conhecimento que desejam percorrer.

As nove trilhas foram estruturadas com base nas áreas de conhecimento, visando proporcionar um maior aprofundamento nos cursos de interesse. Cada trilha representa um contato direto com os cursos de graduação, permitindo aos visitantes uma oportunidade única de vivenciar o que ocorre nos laboratórios, ateliês, quadras e clínicas, proporcionando uma visão prática do que poderiam estar fazendo no seu dia a dia. Isso possibilitará aos visitantes obter informações detalhadas sobre o conteúdo dos estudos, as perspectivas de carreira associadas a cada profissão e as possíveis áreas de atuação.

Os guias estarão à disposição para orientar os visitantes e conduzi-los aos espaços formativos, garantindo que cada aluno possa explorar as áreas que mais lhes interessam. Após a conclusão das trilhas, os visitantes serão encaminhados ao ginásio, onde encontrarão estandes representando diferentes setores e experiências de entretenimento. Dentro da programação, os visitantes receberão orientações sobre formas de ingresso, incluindo informações sobre bolsas e financiamentos.

Graziela conta que os estudantes também terão a oportunidade de realizar um teste vocacional, o que permitirá que escolham o percurso educacional e profissional mais adequado às suas características pessoais. “Isso, aumentará sua segurança e melhorará as chances de sucesso e satisfação em suas futuras carreiras”, completa.

Participação

Escolas interessadas em participar podem entrar em contato por meio do telefone (48)  99861-0068. Para aqueles que desejam participar individualmente, basta comparecer no dia do evento para realizar o cadastro diretamente no local.

O Unesc Profissões ocorre em três turnos: das 8h às 12h; das 13h às 17h; e das 18h30 às 22h. Isso permite que estudantes e suas famílias escolham o horário que melhor se adapta às suas agendas.

Redação – Daniela Savi


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo