FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Comunidade

Unesc e Paróquia São José vão preservar a história religiosa de Criciúma

IMG 4700 1

Livro de Registros da Paróquia São José é datado de 1898.

A Unesc e a Paróquia São José, de Criciúma, vão trabalhar juntas para preservar a história religiosa de Criciúma. O pároco Antônio da Silva Miguel Júnior esteve na Universidade para firmar o acordo que garante a restauração e digitalização do primeiro Livro de Registros da Paróquia São José, datado de 1898, pelo Cedoc (Centro de Memória e Documentação).

O coordenador do Centro, Paulo Sérgio Osório, avalia o convênio como um avanço na preservação da memória. “Os primeiros registros históricos e culturais foram feitos pela igreja. Muito de nossas raízes estão preservadas ali”, explica.

Contape
Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider
Credisol
Maderonchi

Para a Pró-reitora acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti, ações, como a parceria, fazem parte da atribuição da Unesc como comunitária. “Nossa Universidade tem a missão de auxiliar no desenvolvimento regional, mas também de preservar sua memória”, afirma.

Primeiros passos

As atividades para pensar a restauração e preservação da obra já começaram. A restauradora do Centro de Memória, Selma Leepklna, visitou a paroquia para análise e primeiras orientações. O pároco, Antônio da Silva Miguel Júnior, conta que a visita ocasionou uma mudança de atitude no manuseio de exemplares. “É muito interessante o respeito e o cuidado demonstrado com cada objeto. Após a visita, passamos a ver de uma nova forma os processos para manusear cada item. E agora, saber do cuidado e do trabalho que será desenvolvido na Unesc, com esta importante obra, é algo incrível”, afirma.

Atenção e cuidados

Segundo Selma, é necessária uma maior preocupação de todos com documentos e registros históricos. Para ela, muito da memória da região se perde por conta da falta de conhecimento. “Temos aqui um bom exemplo. O exemplar foi levado até uma gráfica e acabou sendo mal manuseado, prejudicando a originalidade e até as informações contidas nele. Ao fim da restauração, ao contrário do que muitos pensam, será mais fácil e até mais seguro manusear a obra”, explica.

Após a conclusão dos trabalhos, a equipe do Cedoc vai ministras capacitações para dioceses de Criciúma e região, buscando conscientizar sobre preservação e manuseio de itens históricos.

A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego; o diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus; o coordenador do curso de História da Unesc, Thiago Coelho; o coordenador do curso de Letras, Carlos Schlickmann; a assessora pedagógica, Michele Cardoso, e o Assessor da diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Rafael Amaral, também participaram do encontro.

Francine Ferreira – Setor de Comunicação Integrada Unesc


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo