FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Cultura

Unesc e Olaria das Artes firmam parceria para crescimento da cerâmica artística

DSC 0017

Termo foi assinado na tarde dessa quinta-feira na Universidade.

A Unesc e a Associação de Artesãos Olaria das Artes assinaram na última semana um termo de parceria para que o Núcleo de Empreendedorismo da Universidade auxilie os artesãos com o intuito da expansão e divulgação da cerâmica artística. Pelo acordo, a associação poderá contar com a infraestrutura da Unesc, estrutura para suporte na organização de eventos, espaço para dialogar com diferentes públicos, orientação de professores e estudantes na participação de projetos de fomento ao empreendedorismo, apoio técnico na orientação de projetos.

A Olaria das Artes este ligada ao Sindicer (Sindicato da Indústria de Cerâmica Vermelha), sediado em Morro da Fumaça. A associação foi criada em 2002 e hoje, além de fortalecer a cerâmica artística na região, é um espaço de divulgação do trabalho e de aprendizagem.

Contape
Credisol
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi

Segundo a coordenadora do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc, Gisele Coelho Lopes, os participantes da Olaria das Artes poderão contar com o acompanhamento do Núcleo, por meio de projetos desenvolvidos pela Universidade como o Mentoring (que dá apoio técnico, dando modelagem à ideia, colaborando com o plano de negócios e a pré-incubação – fase pode ocorrer no espaço da Itec-In, do Parque Científico e Tecnológico da Universidade) e o Plano de 60 Dias (consultoria de negócios).

Para o reitor Gildo Volpato,  a parceria entre Universidade e associações, entidades e empresas colabora para que a Instituição cumpra o seu papel como Universidade Comunitária. “Fico feliz em ver parcerias como essa sendo concretizadas. A Universidade colabora com a sua expertise para agregar valor aos produtos e também recebe conhecimento de volta”, afirmou Volpato.

O Núcleo de Empreendedorismo já realizou duas reuniões com a Olaria das Artes. O presidente do Sindicer, Sérgio Pagnan, comenta que já foi percebida a diferença com a colaboração da Universidade. “Essa parceria vai ser um divisor de águas para a associação. Já somos outros com vocês. A Unesc é uma instituição de muita competência e o crescimento da região tem muito a ver com a Universidade”, comentou Pagnan.

Segundo a diretora de Cultura de Morro da Fumaça, Rosângela Pagnan Maragno, a parceria vai colaborar com o crescimento da cerâmica artística produzida na região de Morro da Fumaça e fortalecer a associação de artesãos.

Os cursos de Desing – ênfase em Projeto de Produtos e Artes Visuais da Unesc já realizam atividades com seus alunos na Olaria das Artes, com o intuito de aproximar os acadêmicos do trabalho desenvolvido com cerâmica artística na região.

Participaram da assinatura do termo de parceria a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Luciane Ceretta, o chefe de gabinete da Reitoria, Ricardo Pieri, o coordenador do curso de Design – ênfase em Projeto de Produtos, João Rieth, os professores Cristiane Alves, Agenor De Noni, Felipe Zanette da Silveira, os bolsistas do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc, Ramon Bristot, Marta Quilobo e Eduardo Guimarães e o gerente de projetos do Sindicer, Bruno Frasson.

Francine Ferreira – Milena Nandi


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo