FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Educação

Unesc é mais uma vez finalista do Prêmio ODS SC

Unesc

Universidade figura entre as três organizações de destaque na categoria Instituição de Ensino.

As iniciativas com foco no Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) promovidas pela Unesc mais uma vez foram reconhecidas como destaque estadual. Dessa vez a Universidade figura entre as finalistas da 4ª edição do Prêmio ODS SC.

Com 92 projetos inscritos, a premiação selecionou os três melhores nas categorias Empresa Pública ou Privada, Instituição de Ensino, Organização da Sociedade Civil, Organização de Classe, Pessoa Física e Poder Público.

Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Contape
Net Lider
Credisol

Reconhecida entre as Instituições de Ensino, a Unesc teve como case inscrito o Projeto Empreendedorismo e Plano de Negócios, ação oferecida de forma gratuita a jovens e adolescentes do Bairro da Juventude.

Há 12 anos em execução, o projeto é comandado pelo professor Abel Corrêa de Souza, responsável por capacitar mais de 700 estudantes no desenvolvimento de competências e do espírito empreendedor, como também na disseminação da cultura empreendedora por meio de oficinas realizadas quinzenalmente.

Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, estar entre os finalistas é, mais uma vez, motivo de muito orgulho. “Esse reconhecimento representa a presença da Unesc nos principais espaços de desenvolvimento de ações focadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pelas Nações Unidas. Como Comunitária, não poderíamos deixar de trabalhar ativamente na defesa destes Objetivos e, principalmente, ser exemplo na defesa de cada um deles”, aponta.

Em 2022 o projeto foi premiado pela Rede Estratégia ODS como uma das três melhores iniciativas transformadoras do Brasil.

Para Abel, a notícia é motivo de orgulho. “Nós que estamos junto desses estudantes e conhecemos de perto as realidades transformadas por projetos como esse. A Unesc é signatária do Movimento ODS, ou seja, já tem essas defesas em seu DNA, e mais uma vez se destaca por iniciativas que fazem a diferença na comunidade”, frisa.

A Cerimônia de premiação será realizada no dia 26 de outubro, a partir das 17h45, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, durante a programação do Fórum Brasil ODS 2023.

Sobre o projeto

O Projeto Empreendedorismo e Plano de Negócios surgiu como uma forma de estimular ainda mais a participação da Unesc na comunidade, privilegiando o atendimento de público em risco de vulnerabilidade econômica e social. Neste sentido, foi escolhido o Bairro da Juventude, instituição beneficente com mais de 70 anos de atuação, atendendo crianças, jovens e adolescentes no acolhimento para a educação formal e profissional, além de fornecer alimentação para o público envolvido.

Entre os objetivos estipulados pela ação estão estimular e capacitar multiplicadores acadêmicos para a difusão do conhecimento técnico e comportamental do empreendedorismo e da responsabilidade social; propiciar oportunidades para criação, desenvolvimento e elaboração de produtos ou serviços inovadores; qualificar jovens e adolescentes na prática dos processos de gestão de empreendimentos; capacitar os participantes para a estruturação e elaboração de planos de negócios, estão entre as propostas trabalhadas com os alunos do Bairro.

Além da Unesc, estão entre os finalistas a Fundação Universidade da Região de Joinville (Univille) e o Centro de Ciências Tecnológicas – Udesc Joinville.

Já na categoria Organização da Sociedade Civil o Bairro da Juventude dos Padres Rogacionistas também está entre os finalistas com o Projeto Educação e Meio Ambiente.

Redação – Mayara Cardoso


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo