Educação

Na Unesc, estudantes dos cursos de Licenciatura podem receber bolsas de até 100%

Proesde Licenciatura beneficia veteranos e calouros dos cursos presenciais e EAD.

Os interessados em fazer um curso superior podem iniciar a caminhada ainda em 2020. As matrículas para o segundo semestre podem ser feitas até 23 de setembro na Unesc. E os estudantes que quiserem fazer uma graduação na área da Licenciatura, podem contar com bolsas de 100%. Na Universidade, o acadêmico, seja ele calouro ou veterano da modalidade presencial ou EAD (Ensino a Distância), pode receber uma bolsa e ter gratuidade em seus estudos. Os O benefício é concedido por meio do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional/Licenciatura (Proesde Licenciatura), que faz parte do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu), realizado pelo Governo do Estado.

Para o segundo semestre de 2020, os recursos repassados para beneficiar os estudantes dos cursos de Letras, Ciências Biológicas, Física, Matemática, História, Física, Geografia, Pedagogia e Educação Física e Artes Visuais são da ordem de R$ 554.619,59. As bolsas serão de, no mínimo, 25%, podendo chegar a 100% conforme o índice de carência do aluno. Podem participar estudantes que moram há pelo menos dois anos em Santa Catarina e não possuam diploma de curso superior – com exceção de Licenciatura Plena.

Dengo Produtos de Limpeza
Sabor D,Italia
Thiago Auto Lavação
Contape
Colinas Chocolatteria
Net Lider

Nesta semana, gestores da Universidade e professores dos cursos de Licenciatura participaram de uma reunião virtual sobre o programa. A pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, explica que os contemplados receberão a bolsa por um semestre e depois poderão participar novamente do processo para dar continuidade ao benefício.

“O Proesde Licenciatura é uma grande oportunidade que contempla tanto quem já está na Universidade quanto quem quer iniciar a sua trajetória acadêmica. A universidade valoriza a formação de professores e por esta razão esta oportunidade precisa ser amplamente divulgada. O Proesde Licenciatura é um importante aliado para a permanência do estudante na universidade e possibilita que este concretize o sonho de concluir seu curso superior. Posteriormente, como docente, poderá ajudar na formação de novos profissionais nos diversos espaços educacionais”.

O diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, reforça a necessidade de que os alunos dos cursos de Licenciatura e aqueles que querem ingressar em um dos nove cursos oferecidos pela Unesc saibam que existe a oportunidade de um benefício de até 100%. “Além do aspecto da permanência estudantil e de ingresso de novos alunos, o programa colabora para a valorização da profissão docente, algo que vem ao encontro das ações da Unesc”.

O Proesde atua nas Universidades por meio do ensino, da pesquisa e da extensão. Seu vínculo é com a Secretaria de Estado de Educação, e contempla os estudantes com bolsas de estudo a partir do Uniedu. A concessão do benefício está condicionada à participação em programas e/ou projetos sociais com visão educativa, propostos pela Universidade.

Fortalecimento das Licenciaturas

A Unesc desenvolve vários projetos para o fortalecimento das Licenciaturas e da profissão docente, tanto interna quanto externamente. São eventos e capacitações voltados aos seus professores, por meio do Programa de Formação Continuada, que aborda temas atuais e reflete o ser e o fazer do docente e voltados a professores da rede pública de ensino do Sul e do Extremo Sul catarinense.

Na formação de novos profissionais, a Unesc oferece projetos que ultrapassam os limites do campus e chegam às salas de aula de diversas escolas. Os estudantes dos cursos de Licenciatura podem participar do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Capes (Pibid) do Programa Institucional de Residência Pedagógica. Neles, os acadêmicos podem colocar em prática o que aprendem na universidade e aprender por meio da importante troca importante com professores e alunos das escolas de municípios como Cocal do Sul, Criciúma, Içara, Nova Veneza e Forquilhinha.

Segundo Feldhaus, a Unesc investe na formação de professores com políticas de fortalecimento das Licenciaturas em consonância com a missão institucional e ao longo de sua história, foi responsável pela formação de mais de 12.500 profissionais que atuam nos diferentes segmentos educacionais.

Fique atento aos prazos

  • Até 23 de setembro: Matrículas para o segundo semestre de 2020
  • 19 a 23/9: Inscrição no site do Uniedu por parte do estudante – realização/atualização de cadastro; inserção dos documentos comprobatórios (conforme edital) e correções de informações.
  • 24 a 30/9: Segundo período de concessão de bolsas por parte da Instituição de Ensino Superior.
Redação – Milena Nandi

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo