FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Alerta

Unesc disponibiliza exames gratuitos de hepatites à comunidade

IMG 5741

Ação faz parte de um movimento nacional que busca conter a proliferação da doença.

A Unesc aderiu à Campanha de Prevenção e Rastreamento às Hepatites Virais e está disponibilizando testes rápidos para combater a proliferação da doença. Os estudantes e a comunidade podem realizar o exame na Clínica Escola de Enfermagem, nas Clinicas Integradas da Universidade, até a próxima sexta-feira, 3, das 8h às 11h30min e das 13h às 16h30min.

O secretário das Clínicas Integradas, Marlon Zilli, explica que o exame é simples e demora apenas seis minutos. “Apenas uma gotinha de sangue pode identificar as hepatites B e C, o HIV e a sífilis. Os exames serão oferecidos gratuitamente à população, realizados por ordem de chegada e o resultado é muito rápido”, afirma Zilli.

Net Lider
Credisol
Maderonchi
Contape
Dengo Produtos de Limpeza

No Sul de Santa Catarina a campanha é estimulada pela Secretaria de Saúde de Criciúma, em parceria com as Coordenações Municipais de Atenção Básica, Especializada e Vigilância em Saúde, Rotary Club e Hospital São José, que realizaram os exames de 23 a 28 de julho. Para alcançar um maior número de pessoas, a Universidade iniciou sua campanha conforme o calendário acadêmico.

A Unesc oferece o teste rápido regularmente durante o ano.

Cuide-se

As hepatites são transmitidas por meio de itens de uso pessoal compartilhado, como laminas de barbear e alicates. O vírus também pode ser passado via relação sexual, o que reforça a necessidade do uso de preservativos.

A hepatite viral é, na maioria das vezes, uma doença silenciosa e só é identificada em casos mais avançados, reforçando a necessidade do exame preventivo.

Atendimentos gratuitos

Ao longo do ano, a Unesc disponibiliza diversos serviços gratuitos de saúde. Em 2017 o Cer (Centro Especializado em Reabilitação) e as Clinicas Integradas atenderam mais de cem mil pessoas.

Francine Ferreira  Setor de Comunicação Integrada Unesc


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo