FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Educação

Unesc completa 20 anos como Universidade

3 2

Ao longo de sua história, Instituição ganhou destaque pelo trabalho em diversas áreas.

A Unesc completou, em 19 de novembro, 20 anos como Universidade. E chega a duas décadas desta transformação com destaque em todas as áreas em que atua e reforçando a sua característica de Universidade Comunitária, com atividades e ações que contribuem para o desenvolvimento regional. A Unesc chega a esta marca como melhor universidade não estatal de Santa Catarina segundo o RUF (Ranking Universitário Folha) 2017 e como a 18ª melhor instituição não estatal do Brasil.

A história da Unesc iniciou em 22 de junho de 1968, quando a Lei Municipal 697 criou a Fucri (Fundação Educacional de Criciúma). Na época, o prefeito de Criciúma era Ruy Hülse e foi ele o primeiro diretor da Fucri. Já como Universidade, a Instituição teve como reitores Edson Rodrigues, Antônio Milioli Filho e Gildo Volpato.

Maderonchi
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Contape

Atualmente a Instituição é liderada pela professora doutora Luciane Ceretta. Segundo ela, a Unesc está comprometida desde a sua criação com um projeto pedagógico que associa a qualidade acadêmica, cientifica e tecnológica. “A condição de Universidade nos coloca num patamar diferenciado porque congrega o ensino, a pesquisa e a extensão à formação acadêmica. Exemplos marcantes da atividade acadêmica da Unesc como Universidade podem ser coletados no plano de desenvolvimento institucional dos últimos dez anos. As conquistas nesse período foram marcantes”, afirma a reitora.

Segundo Luciane, a Unesc entende que o diálogo entre educação e cultura é fundamental para formar alunos comprometidos em construir uma sociedade com valores de justiçam, solidariedade e de diversidade. “A Universidade está igualmente atenta a programas que qualifiquem a matriz curricular de seus cursos. Em agosto a Unesc aderiu ao Pacto Nacional Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos, promovido pelo Ministério da Justiça e Direitos Humanos, e pelo Ministério da Educação e que busca promover a educação em Direitos Humanos no Ensino Superior envolvendo alunos, professores e funcionários. São 20 anos de formação cidadã para além da formação profissional de excelência”.

A Unesc possui mais de 97% dos cursos de graduação avaliados com conceitos 4 ou 5 – sendo o conceito máximo 5 – pelo MEC (Ministério da Educação). Na extensão, realiza 122 projetos de extensão comunitária, com 306 bolsas de estudo para estudantes de graduação. A Universidade figura ainda no seleto grupo formado por 22% das 4.175 Instituições de Ensino Superior brasileiras que obtiveram aumento no conceito de qualidade de seus PPGs (Programas de Pós-Graduação) na avaliação da Capes. Possui ainda o Iparque (Parque Científico e Tecnológico) que realiza parcerias e presta serviços para municípios da região e empresas de diversos estados brasileiros.

Transformação em Universidade

A solenidade de instalação oficial da Unesc em Universidade ocorreu em 19 de novembro de 1997, no Teatro Elias Angeloni, em Criciúma. A instituição foi reconhecida oficialmente pela Resolução No 35/97, publicada no Diário Oficial de 4 de novembro daquele ano.

Francine Ferreira – Setor de Comunicação Integrada da Unesc


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo