Educação

Unesc abre agenda de eventos de 2021 com o ECoCria Talks

Evento transmitido pelo canal da Unesc TV no YouTube recebeu o jornalista na Rede Globo do Rio de Janeiro, Edivaldo Dondossola.

O menino que, quando criança, entrevistava as visitas na sala de casa, em Forquilhinha, levou a brincadeira a sério e hoje é um dos jornalistas talentosos que integra a equipe da Rede Globo no Rio de Janeiro. Edivaldo Dondossola, o sulcatarinense que alça voos altos na carreira jornalística trocou de posição e foi o entrevistado na noite desta quinta-feira (21/1) no primeiro evento oficial da Unesc, o ECoCria Talks.

A primeira atividade de 2021 da Escola de Comunicação Criativa (ECoCria) da Unesc foi realizada de forma virtual e transmitida pelo canal da Unesc TV no YouTube para estudantes, profissionais de comunicação e comunidade em geral sob comando da coordenadora da Escola, Caroline Bortot.

Posto Bravo
Sabor D,Italia
Thiago Auto Lavação
Colinas Chocolatteria
Star Seguros
Net Lider

A proposta de bate-papo com interação entre alunos dos cursos de comunicação e convidados da área rendeu mais de 1h30 de conversa espontânea na qual Dondossola pôde compartilhar experiências desde os primeiros passos da trajetória no jornalismo, ainda enquanto acadêmico, momentos mais marcantes ao longo dos anos de atuação e os atuais desafios nas coberturas televisivas em tempos de pandemia.

Entre as experiências rememoradas pelo jornalista esteve a primeira oportunidade de estágio abraçada por ele enquanto acadêmico da quinta fase do curso de Jornalismo. “Eu deixei um emprego que não era na área do jornalismo, mas que me pagava uma quantia que era muito importante para me manter e pagar a faculdade, para aceitar um estágio em uma Assessoria de Imprensa e que na época tinha um salário muito pequeno. No entanto, foi aí que comecei a ganhar experiência e aprendi a não perder nenhuma oportunidade. Nenhuma mesmo”, salientou Dondossola.

Ao agarrar as chances de aprender, especialmente enquanto estudantes, de acordo com Edivaldo, o profissional começa a escrever sua história na prática. “Prova disso é que o mesmo chefe que me contratou como estagiário foi quem confiou em mim e indicou meu nome para uma vaga de freelancer na afiliada local da Rede Globo, o que deu o pontapé inicial para a carreira na televisão, meu grande objetivo”, completou.

Desafios do jornalismo no interior

Recordando as experiências vividas no início da carreira, quando contava com estrutura muito menor de produção e equipamentos, Edivaldo deixou outra grande lição aos novos colegas. Para ele, as dificuldades enfrentadas para driblar as situações com poucos recursos fizeram com que sua formação enquanto jornalista fosse ainda mais completa.

“Isso foi meu grande diferencial na hora de conquistar outros espaços. Nessa dificuldade nós criamos uma experiência que quem inicia em um campo já maior muitas vezes não tem. É importante que nós, filhos do interior, saibamos também valorizar esses perrengues que passamos no início, pois chegamos já com uma estrutura diferente, sabendo como resolver, como se portar. Isso fez com que eu ganhasse a confiança dos colegas e chefes”, pontuou, acrescentando posteriormente a importância cada vez mais do fazer jornalístico local e sua ascensão entre as emissoras.

No bate-papo proposto pela ECoCria Dondossola compartilhou também parte da rotina de trabalho que enfrenta atualmente. Os desafios de iniciar em uma cidade até então desconhecida, o pouco tempo de preparação antes de cada entrada ao vivo e até as adaptações proporcionadas pela emissora para as coberturas ao longo dos últimos meses nos quais o jornalismo precisou lidar com o enfrentamento à pandemia, foram divididos ao longo da transmissão.

Ao responder cada pergunta demonstrando seu amor à profissão que escolheu, Edivaldo incentivou os estudantes de comunicação a seguirem seus sonhos e acreditarem neles mesmo em meio aos desafios do caminho. “Não deixem que digam que não irão conseguir. Se vocês querem mesmo, lutem por isso. Jornalismo é amor e é isso o que nos move. Quando a gente faz o que ama, vale a pena as noites mal dormidas, acordar cedo e trabalhar muito, pois o jornalismo é mesmo viciante”, completou.

EcoCria se preparada para segundo semestre de atividades

A Escola de Comunicação da Unesc já inicia 2021 em ritmo acelerado. A proposta da Universidade é ofertar os cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Comunicação Digital nos quais os estudantes serão inseridos no aprendizado por meio dos processos criativos, valorizando o empreendedorismo e a dinâmica para se destacar dentro de qualquer organização.

As matrículas para ingresso neste primeiro semestre de 2021 estão abertas e para conhecer melhor as propostas da Universidade basta entrar em contato nos telefones (48) 343145-00 ou (48) 99915-0433. Para conhecer acesse graduacao.unesc.net/ecocria/.

Redação – Assessoria de Imprensa Unesc

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo