FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Educação

Udesc completa 53 anos com ensino superior público e gratuito em toda SC

udesc sc

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que leva ensino superior público, gratuito e de qualidade para todas as regiões catarinenses, completa 53 anos de criação neste domingo, 20. Fundada em 20 de maio de 1965, a Udesc mantém o Estado na quarta posição do ranking das unidades da federação com instituições estaduais de ensino superior.

SC só fica atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná no último levantamento do Índice Geral de Cursos (IGC), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC).

Neste domingo, a Udesc chega aos 53 anos com mais de 15 mil alunos, dois mil professores e técnicos, 60 cursos de graduação e 48 de pós-graduação (mestrados e doutorados), 12 unidades presenciais em 10 cidades catarinenses e 35 polos de ensino a distância, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB/MEC).

Credisol
Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider
Contape
Maderonchi

Os cursos oferecidos são sempre voltados para o perfil das regiões catarinenses, nas oito grandes áreas do conhecimento: Ciências Agrárias; Biológicas; da Saúde; Exatas e da Terra; Humanas; Sociais Aplicadas; Engenharias; e Linguística, Letras e Artes.

“A Udesc chega aos 53 anos como uma instituição fortalecida e de qualidade reconhecida em Santa Catarina, no Brasil e internacionalmente. Nosso desafio é fazer a universidade se qualificar ainda mais, tanto nos recursos humanos quanto na estrutura física, e se desencapsular, buscando uma aproximação ainda maior com a sociedade”, afirma o reitor da Udesc, Marcus Tomasi.

Pesquisa e extensão de ponta

Na pesquisa, a universidade estadual mantém 168 grupos certificados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento e Tecnológico (CNPq), divididos nas oito grandes áreas do conhecimento.

Professores, técnicos e alunos da Udesc realizam mais de 700 programas, projetos e ações de extensão por ano em diversas áreas para levar o conhecimento obtido no ensino e na pesquisa ao público externo. As ações gratuitas beneficiam mais de 900 mil pessoas anualmente.

Entre elas, destacam-se as atividades do Núcleo Extensionista Rondon (NER), que fará sua 14ª operação, chamada Encantos do Vale, entre 10 e 21 de julho, no Vale do Itajaí.

Desenvolvimento do Estado

A atuação da Udesc em todo o Estado, seja com unidades presenciais, seja com polos EAD, consolidou o modelo vocacionado da universidade para o perfil socioeconômico e cultural das regiões onde está inserida, no intuito de fortalecer esse contexto.

O ingresso na universidade pode ser feito via vestibulares (Verão e Inverno), Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e editais de transferência. Ao todo, são mais de três mil vagas todos os anos, sendo 20% para estudantes de escolas públicas e 10% para negros.

A Udesc oferece estrutura completa, como bibliotecas e laboratórios em todas as suas unidades. A instituição conta ainda com outras estruturas exclusivas, como o Hospital Veterinário, o Laboratório de DNA, a Clínica Escola de Fisioterapia, o Museu da Escola Catarinense (Mesc), a Rádio Udesc FM e a Editora Universitária.

Francine Ferreira – Assessoria de Comunicação da Udesc


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo