FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Geral

Trabalhadores dos hospitais deflagram greve a partir de segunda-feira

greve saõ donato 2014

Os cerca de quatro mil trabalhadores dos 15 hospitais de Criciúma e região, inclusive o São Marcos de Nova Veneza, param as atividades a partir das zero hora desta segunda-feira, 23. 

A tentativa de evitar a greve na quarta rodada de negociação realizada hoje (19), entre Sindisaúde e patronal não avançou. A direção do Sindicato rejeitou a proposta de 100% da inflação do período estimada em 10,33% para os hospitais maiores São José, São João, Unimed e Regional de Araranguá pagas em parcela única em novembro. O percentual de 70% do INPC em duas parcelas repassadas em janeiro e fevereiro aos hospitais São Donato de Içara e Nossa Senhora de Fátima de Praia Grande e, os demais hospitais 100% da inflação em quatro parcelas de janeiro a abril não retroativo.

“A proposta está longe de contemplar os anseios da categoria com muitas perdas e ainda não conquistamos vale-alimentação e redução da jornada, esperamos melhorias e sensibilidade dos patrões”, explica do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde de Criciúma e região (Sindisaúde), Cleber Ricardo da Silva Cândido.

Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Maderonchi
Net Lider
Contape

A greve foi aprovada por cerca de 70% da categoria nas coletas de votos realizadas esta semana. Os serviços essenciais de urgência e emergência serão mantidos. Na proposta anterior haviam oferecido para os hospitais maiores: 70% do INPC em janeiro e os 30% restantes em março de 2016. Já as instituições menores pagam o total de 70% da inflação, ou seja, 7,23%,  em duas parcelas sendo 35% na folha de fevereiro e 35% na folha de março.

A categoria reivindica: reajuste de 10% de aumento real mais o INPC do período; vale-alimentação de R$ 250,00; jornada de 06 horas diárias com uma folga semanal; jornada de 12 X 36 com duas folgas mensais de quinze em quinze dias; jornada comercial de 40 horas semanais; fim do Banco de Horas; pagamento pelas empresas do salário até o quinto dia útil e as obrigações trabalhistas como: decimo terceiro salário, FGTS e previdência social; plano de saúde para os empregados; contratação de mais trabalhadores em respeito ao dimensionamento; mudança da data base de novembro para abril; homologação dos exames admissionais no sindicato.

Maristela Benedet


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo