FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Região

Teste: impermeabilizante de solo é aplicado na Serra do Rio do Rastro

foto7

Buscando alternativas para minimizar e evitar o deslizamento de rochas na Serra do Rio do Rastro, a Agência de Desenvolvimento Regional de Criciúma e coordenadoria regional da Defesa Civil realizaram um teste com a aplicação de um impermeabilizante na encosta da rodovia. O serviço ocorreu na tarde desta quarta-feira, 5, e contou com o apoio do Corpo de bombeiros de Orleans e Polícia Militar Rodoviária.

De acordo com o secretário Regional da ADR João Fabris, a medida é de baixo custo comparado a obras de contensão e ainda tem resultado imediato. “Estamos realizando diversas ações de melhorias na serra e nossa maior preocupação são os deslizamentos. Estamos testando esta alternativa e nos próximos dias vamos apresentar os resultados ao Deinfra, secretaria de Estado da Infraestrutura e Defesa Civil estadual”, explicou.

Para o coordenador regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira, caso os resultados sejam positivos, o serviço de aplicação poderá iniciar rapidamente. “Não sabemos quando pode ocorrer um deslizamento, mas sabemos os pontos de riscos e sabemos também quando um grande volume de chuva esta por vir. Se esta alternativa der certa teremos como evitar estes desastres”, comentou.

Maderonchi
Contape
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
Credisol

O impermeabilizante é um produto químico de origem orgânica e sendo biodegradável não polui o meio ambiente. De acordo com o engenheiro agrônomo da empresa prestadora do serviço, o produto forma uma película que impede a infiltração da água da chuva evitando que o solo fique encharcado e ocorra a erosão.

Dependendo do volume de chuva e as condições climáticas, o produto tem validade de ate um ano. “A vantagem não é só o custo, mas a ação imediata. Já aplicamos este material em diversos municípios que sofreram com enxurradas e deslizamentos”, comentou Valmir Réus.

Aproximadamente dois mil litros do produto foram aplicados no teste. Após 24 horas da o solo já estará protegido da chuva. Formado de micro partículas, o material permite ainda, que a terra respire e continue com o clico natural, não afetando a fauna e flora.

A partir de agora a Defesa Civil vai acompanhar o desempenho do produto com a próxima precipitação de chuvas e avaliar os resultados.

Francine Ferreira – Paula Darós Darolt


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo