FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Educação

TCC sugere usar barragens de contenção para gerar energia

TCC Maira Eng Elétrica 2

Tema foi apresentado à equipe de Defesa Civil do estado e recebeu elogios.

Durante meses, a acadêmica de Engenharia Elétrica da Faculdade Satc, Maíra Gonçalves Carminatti se dedicou à pesquisa que visa utilizar as barragens de contenção de cheias para a geração de energia elétrica. A iniciativa, inédita na forma como foi desenvolvida, foi apresentada à Coordenação da Secretaria de Defesa Civil de Santa Catarina. “O trabalho ficou muito bom. Já tínhamos ouvido que isso poderia ser feito, mas ninguém havia estudado ainda. O trabalho da Maíra foi o pontapé inicial. Ainda precisamos de mais dados, mas foi um bom início”, ressalta o gerente de Manutenção e Operação da Defesa Civil, Edgar Atílio Fontanela.

Com o título “Estudo de viabilidade de implantação de Pequenas Centrais Hidrelétricas em barragens de contenção de cheias no estado de Santa Catarina”, o artigo científico traz uma proposta nova para fazer com que algo pronto se torne mais rentável. A acadêmica da Faculdade Satc analisou os dados que envolvem três barragens de contenção. A Barragem Sul, na cidade de Ituporanga, a Oeste, em Taió, e a Norte, em José Boiteux. A função delas é conter água e reduzir as cheias que castigam a população do Vale do Itajaí. A pesquisa de Maíra desenvolveu estudos na área energética e econômica, mostrando que as barragens podem ser transformadas em Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs).

Net Lider
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi
Contape

A ideia inicial de Maíra era fazer a pesquisa junto à barragem do Rio São Bento, em Siderópolis. Mas um estudo semelhante abortou a pesquisa. “Foi meu orientador, o professor Vilson, que sugeriu a troca. Mas eu precisava de dados e consegui muito apoio junto à equipe da Defesa Civil”, comenta a estudante. Natural do Vale do Itajaí, o professor Vilson Luiz Coelho conhece bem a realidade e a importância das barragens. “Mesmo que elas tenham uma vazão menor em alguns períodos do ano, nos ciclos chuvosos poderiam gerar energia e abastecer as comunidades próximas”, afirma Coelho.

Pelo fato de já ter uma estrutura pronta, o custo de implementação de uma PCH anexa à barragem ficaria em torno de 50% do valor total. A geração de energia elétrica é uma necessidade cada vez mais crescente. “É preciso analisar todas as formas possíveis de geração de energia. O consumo tem aumentado mundialmente e também de maneira individual”, relembra o orientador.

As três barragens avaliadas têm importância na contenção de cheias que atingem cidades na Bacia do Rio Itajaí. “Elas reduzem o impacto sobre os municípios. O estudo traz uma boa contribuição porque permite avaliar o que já existe e ver de que maneira pode ser melhor aproveitado”, reforça o gerente da Defesa Civil.

Para a futura engenheira, o processo foi difícil, mas a possibilidade de ter contribuído para a implantação de um projeto futuro é motivo de orgulho. “Foi um processo complexo, mas muito gratificante. Se esse estudo servir para algo no futuro, que traga retorno para a sociedade, ficarei muito feliz em ter contribuído”, ressalta Maíra.

Francine Ferreira – Assessoria de Imprensa da Satc


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo