FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Justiça

A tatuagem e os concursos públicos

forquihinha noticias1

.

Não se pode dissociar a pessoa de seu corpo. Ambos compõem um universo individualizado, cada qual carregando seus predicados psíquicos e físicos.

O Supremo Tribunal Federal reconheceu repercussão geral pelo Plenário Virtual no Recurso Extraordinário 450, de relatoria do ministro Luiz Fux, e irá decidir se certos tipos de tatuagens devem ser considerados impeditivos para o ingresso em cargo, emprego ou função pública, exigência que geralmente consta dos editais de concursos. Trata-se de uma ação em que um candidato de ingresso à carreira da Polícia Militar de São Paulo foi excluído após ter sido submetido a exame médico conclusivo de que a tatuagem na perna direita não atendia as normas do edital, que estabelecia os parâmetros para sua aceitação.

Maderonchi
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza
Contape
Net Lider

Não se pode dissociar a pessoa de seu corpo. Ambos compõem um universo individualizado, cada qual carregando seus predicados psíquicos e físicos, um como a exteriorização de uma entidade privada e outro como pública. Um como éthos, outro como instrumento. Assim, numa lógica inquestionável, a mente, geradora e administradora da volição que anima o corpo, assenhora-se dele e o transforma em um latifúndio indisponível. E passa a regê-lo de acordo com suas configurações pessoais e as normas externas relacionadas com o comportamento social e moral, direcionando-o de acordo com sua conveniência e estabelecendo o controle responsável de suas ações, inclusive a aplicação de tatuagens.

Nesta linha de pensamento, é indiscutível questionar a autonomia da pessoa humana. A autonomia, assim como a liberdade, deveria ser absoluta, porém, em razão do regramento imposto pela sociedade com a intenção de tutelar as pessoas, encontra seus limites.

O ideal seria viver em um Estado onde ocorresse a realização espontânea do Direito, a liberdade e o comprometimento social em seu estágio natural, como imaginou Montesquieu, no Espírito das Leis. Desta forma o devedor,sponte propria, assumia seu débito; o pai, igualmente, honraria o pagamento da pensão alimentícia devida ao filho e assim por diante. Na impossibilidade de se atingir tal utopia, os direitos são restringidos e encontram a barreira da dignidade do ser humano como o fator limitador e regulador das condutas sociais. A autonomia, desta forma, nada mais é do que o resultado de variáveis estruturais biológicas, psíquicas e socioculturais.

A tatuagem vem se intensificando entre os jovens, profissionais de variadas áreas e ganha o corpo humano como uma expressão de arte (body art). É corriqueiro já encontrar homens e mulheres com várias partes do corpo tatuadas, em um universo de imagens que rodam ao redor do mundo, com significados subjetivos, explícitos e mensagens de diversos conteúdos. Basta ver que o internacionalmente conhecido marinheiro Popeye tem uma âncora em cada braço.

E é indisfarçável também que a tatuagem provoca lesão corporal, de natureza deformante e permanente, daí deve ser obtido o consentimento do interessado, maior e capaz para a prática do ato.

É sabido que o edital, na famosa lição do mestre Hely Lopes Meirelles, é a lei interna da licitação. Isso significa que o edital deverá prever os critérios de habilitação e classificação, preço, pagamento, sanções e as demais regras procedimentais do certame. Ora, levando-se em conta que o concurso público nada mais é do que uma espécie do gênero licitação, verifica-se que o edital do concurso deve prever todas as regras que serão exigidas, bem como critérios e requisitos para aprovação, justamente por ser a lei interna do concurso público.

Mas tal lei não pode e nem deve restringir direitos consagrados no texto constitucional. Com efeito, há mandamentos constitucionais explícitos, previstos nos artigos 7º, inciso XXX, 37 e 39 § 3º, todos da CF/88 e implícitos, que recomendam e exigem maior cuidado quando da imposição de restrições aos candidatos em concursos públicos.

Sendo assim, no âmbito de uma hermenêutica mais adequada à ordenação jurídica brasileira, em nenhuma hipótese o edital pode inserir cláusula que não se coadune com a coerência legislativa, sob pena de ser inexigível a restrição. Neste sentido, a súmula 683 do Supremo Tribunal Federal adverte que eventual restrição só se legitima quando possa ser justificada pela natureza do cargo a ser preenchido.

Assim, numa leitura prévia, e ao que tudo indica no julgamento da questão, vislumbra-se indesejável preconceito e descriminalização, consistente na ofensa ao princípio da isonomia, pois considera desiguais pessoas tatuadas. O óbice afeta a garantia de exercer o trabalho, que será proibitivo para tais pessoas e tal entrave se contrapõe à igualdade social, que abrange igualdade de ocasiões e oportunidades.

Em consequência, amargarão a pecha de pessoas capacitadas, porém inutilizadas profissionalmente em razão da opção pelo tattoo, como se fosse ele o responsável pela qualificação do candidato e qualificação do serviço a ser prestado. Cria-se, se assim pode ser dito, até mesmo um embaraço na convivência social.

Finalmente, afiança a Lei Maior que a dignidade da pessoa humana é um dos fundamentos da República Federativa do Brasil e o bem de todos, sem preconceitos e outras formas de discriminação é um dos objetivos da República. A respeito, adverte Bobbio: “O processo de Justiça é um processo ora de diversificação do diferente, ora de unificação do idêntico. A igualdade entre todos os seres humanos em relação aos direitos fundamentais é o resultado de um processo de gradual eliminação de discriminações, e portanto de unificação daquilo que ia sendo reconhecido como idêntico: uma natureza comum do homem acima de qualquer diferença de sexo, raça, religião, etc”1.

Eudes Quintino de Oliveira Junior


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo