FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Região

Sul recebe reforço de 111 agentes penitenciários

Agentes Penitenciarios
Foto: Lucas Renan Domingos/A Tribuna

Maioria dos formados atuará na Penitenciária Sul feminina, a ser inaugurada em janeiro.

Atuando desde 2011 como agente penitenciária, Loriane da Silva Mendonça foi uma das profissionais que concluiu o Curso de Formação Inicial e passará a atuar, a partir da abertura, em janeiro, na Penitenciária Sul feminina. “Essa conclusão significa comprometimento, gratidão e muita responsabilidade, porque é um papel essencial para a vida em sociedade e para o dia a dia das pessoas. Além disso, é bom ver a região Sul se tornando padrão e exemplo nesse meio, para todo o Brasil”, argumenta.

Contando com ela, o Curso de Formação Inicial formou nessa terça-feira, 19, em uma solenidade na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), em Criciúma, 111 agentes penitenciários e 11 técnicos Admitidos em Caráter Temporário (ACTs). “Desde que assumimos a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania temos investido em treinamento e capacitação. Em seis anos já contabilizamos mais de 9 mil servidores capacitados. Os 122 servidores vão trazer mais segurança na operacionalização”, destaca a secretária Ada Faraco De Luca.

Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Contape
Net Lider
Credisol

A Formação Inicial foi concebida para desenvolver habilidades necessárias ao desempenho das atribuições inerentes ao cargo de agente ou técnico. “Durante as aulas, teóricas e práticas, os alunos tiveram acesso a diversos conteúdos como Rotinas Administrativas; Defesa Pessoal e Direitos Humanos. Esse curso em específico teve uma característica singular, de 70 mulheres participantes”, explica o diretor da Academia de Justiça e Cidadania (Acadejuc), Rafael Fachini.

As aulas, que tiveram uma duração aproximada de 45 dias com um total de 244 horas/aula, foram realizadas pela Acadejuc no campus da Unesc. “O ingresso desses novos servidores vai melhorar a operacionalização das unidades. Em todo o contexto, a principal ajuda na segurança será para a Penitenciária Sul feminina, uma vez que a maioria vai trabalhar na unidade, que terá vagas para receber 286 detentas condenadas”, completa o diretor do Departamento de Administração Prisional (Deap) de Santa Catarina, Deiveison Querino Batista.

Novos agentes em todas as unidades

Com a formatura de ontem, os agentes penitenciários serão distribuídos para todas as unidades da região Sul:

  • 8 para o Presídio Regional de Araranguá;
  • 23 para o Presídio Regional de Criciúma;
  • 80 na Penitenciária Sul feminina de Criciúma, sendo 66 mulheres e 14 homens.

Além disso, os 11 servidores irão integrar o corpo técnico também da Penitenciária Feminina, sendo dois psicólogos, dois assistentes sociais, um enfermeiro, um dentista, um técnico em enfermagem e três técnicos administrativos.

Francine Ferreira


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo