FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Política

Plataforma de sugestões ao poder público é apresentada em Forquilhinha

Sugestões

Projeto desenvolvido por alunos do Colégio Sagrada Família está entre os finalistas do Inova Júnior da Unesc.

Uma plataforma que visa aproximar as pessoas do poder público, por meio de sugestões, foi apresentada nesta segunda-feira, dia 24, na Câmara de Forquilhinha. Os alunos do Colégio Sagrada Família, Marco Savi Casagrande e Lawrence Wessler Colonetti, contaram detalhes sobre o projeto Sugestione, desenvolvido pela equipe Solucionáveis e que está entre os finalistas do Inova Júnior da Unesc.

A iniciativa pretende facilitar o encaminhamento das sugestões existentes no município e agilizar a solução. “Alguns problemas deixam de ser resolvidos porque não chegam ao Poder Público, e não por falta de vontade. A plataforma surge como uma intermediadora, onde o cidadão acessa o site, registra e encaminhamos à secretaria específica. Ao receber uma resposta, retornamos ao cidadão”, disse Casagrande.

Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider
Maderonchi
Contape
Credisol

A ideia surgiu quando o estudante Marco Savi Casagrande observou alguns problemas na rua e precisava registrar a situação. “Se há um problema, ele precisa de solução. Eu não sabia para onde encaminhar e nem qual secretaria seria capaz de resolver. Então surgiu a ideia de criar uma ferramenta de forma simples e rápida, que o cidadão possa encaminhar as sugestões de melhorias sobre o que ele enfrenta todos os dias”, relata um dos criadores do projeto.

O Sugestione vai além de uma ouvidoria digital, também há espaço para sugestões de leis, escolha das demandas mais relevantes, além de agregar o turismo mostrando as opções disponíveis no município. “Queremos incluir todos os setores da cidade em um só aplicativo. Mais de 90% das residências possuem internet em casa, se conseguirmos digitalizar uma cidade inteira, o quão interessante vai ser para todos”, ressalta Lawrence Wessler Colonetti.

Os vereadores parabenizaram os estudantes pelo projeto. “Os jovens são o futuro do Brasil, parabéns por disponibilizar suas energias para o bem coletivo”, disse Dinho Rampinelli (PL). “Um projeto dessa magnitude deve ser valorizado e merece todo o nosso apoio”, ressalta Felipe Dordete (PP). “Será mais um canal de aproximação da população com o poder público”, acrescenta Marcos Rocha Macedo (PDT). “Que sirva de exemplo para mais pessoas desenvolverem projetos inovadores”, declara Marilda Casagrande (PP).

O presidente da Câmara de Vereadores, Célio Elias (PT), desejou sucesso aos estudantes, e eles agradeceram o espaço na sessão. “Não queremos ser apenas um sistema de sugestões, mas algo que diminua desigualdades e torne as questões mais acessíveis, com instituições mais eficientes e que possam atender qualquer um da melhor forma possível”, destaca Marco Savi Casagrande, acrescentando que “Forquilhinha tem um potencial de ser exemplo aos demais municípios e adoraríamos fazer parte desse processo”, conclui.

Mais destaques da Sessão

Mudanças

A Câmara de Forquilhinha voltou a ser presidida pelo vereador Célio Elias (PT), que estava de licença por 15 dias por motivos particulares e sem remuneração.

O vereador Érico D’ Amorim (PSD) retornou ao Legislativo, após comandar a Secretaria de Agricultura de Forquilhinha. Nesse período a vaga foi preenchida pelo suplente José Nardi (PSD).

Projeto aprovado

PLE nº 80/2022 – Altera a redação da Lei nº 632, de 2000, passando a denominar-se Rua Herminia Frassão Alexandre a atual avenida 20, no Bairro Saturno.

Indicações

124/2022 – Conserto do toldo na parte externa frontal do Posto de Saúde do Bairro Ouro Negro. (Felipe Dordete – PP)

125/2022 – Reparos e manutenção da parada de ônibus na Rodovia Pedro Manoel da Silva, em frente ao Pereira Automóveis (apenas referência), no Bairro Vila Lourdes. (Marilda Casagrande – PP)

126/2022 – Continuidade da pavimentação asfáltica na Rua Antônio Peruchi, Loteamento Spiller, no Bairro Santa Cruz. (Patrícia Floriano – PDT)

127/2022 – Concepção de programa ou campanha de regularização e fiscalização das numerações dos imóveis (casas) no município de Forquilhinha. (Dinho Rampinelli – PL)

Redação – Filipe Casagrande


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo