FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Justiça

STF determina afastamento de Secretário de Administração e Finanças de Celso Ramos

O Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu liminar ao Ministério Público de Santa Catarina para determinar o afastamento do Secretário de Administração e Finanças do Município de Celso Ramos, Roberson Pelozato, que é sobrinho do vice-prefeito, Ildo Pelozato, situação que configura nepotismo.

Em agosto de 2014, a Promotoria de Justiça de Anita Garibaldi instaurou inquérito civil para apurar denúncias de nepotismo no Município de Celso Ramos. Em resposta oficial aos questionamentos do MPSC, a Prefeita de Celso Ramos, Inês Schons, informou que o Secretário é, sim, sobrinho do Vice-Prefeito e que não pretendia substituí-lo porque o município tem apenas 3 mil habitantes e foi colonizado por oito famílias, o que torna difícil substituir o profissional por outro que não possua algum grau de parentesco com a Prefeita, Vice-Prefeito, Vereadores ou Secretários.

Esgotadas as medidas possíveis de mediação, o MPSC decidiu ajuizar uma ação de execução do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que havia sido assinado pelo Município de Celso Ramos em 4 de junho de 2008. Neste TAC, o Município se comprometeu a exonerar servidores comissionados e terceirizados que tenham grau de parentesco com dirigentes públicos. Na época, o Município se comprometeu, ainda, a não mais nomear ou designar parentes para cargos em comissão ou por tempo determinado.

Credisol
Contape
Maderonchi
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza

Como os TACs são documentos com força de título executivo extrajudicial, o inadimplente, no caso o Município, fica sujeito à ação de execução. Isso significa que o MPSC pode levar o caso à Justiça. Foi o que ocorreu: o Juiz de Anita Garibaldi proferiu decisão liminar, em 26 de setembro, dando o prazo de cinco dias a partir da intimação para que o Município cumprisse o acordo e exonerasse o Secretário.

Após, o Município recorreu ao Tribunal de Justiça, que suspendeu a decisão anterior. Em razão disso, o Ministério Público recorreu ao STF para reverter a decisão do Tribunal de Justiça favorável ao município, a qual suspendeu a liminar que impedia as atividades do Secretário.

Ao analisar o caso, o Ministro Marco Aurélio do STF entendeu que o Secretário deve mesmo deixar o cargo, pois, apesar de não fazer referência, a Súmula n. 13 do STF, que veda o nepotismo, não contém exceção quanto ao cargo de secretário municipal.

Da decisão cabe recurso. (Autos 0900028-03.20148.24.003)

MPSC


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo