FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Geral

Somente em 2016, 29 pessoas já morreram por conta da gripe em Santa Catarina

Vacina Dia D

Até o dia 11 de maio (Semana Epidemiológica 19) foram notificados 1.012 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em Santa Catarina.

Destes, 180 (17,7%) foram confirmados para influenza, sendo 103 (57,2%) pelo vírus influenza A (H1N1), 75 (41,6%) pelo vírus Influenza A, aguardando subtipagem (para identificar se o vírus é do tipo H1N1 ou H3N2) e dois (1,1%) pelo vírus influenza B.

Outros 285 casos de SRAG tiveram resultado negativo para influenza A e B (SRAG não especificada) e 545 casos se encontram em investigação, aguardando confirmação laboratorial.

Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
Contape
Credisol
Maderonchi

Os dados constam do Informe Epidemiológico 10 sobre influenza divulgado nesta quinta-feira, 12, pela diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde.

Os dados são coletados pelas Secretarias Municipais de Saúde por meio de formulários padronizados e inseridos no Sistema de Informação de Agravos de Notificação on-line: SINAN Influenza Web. As amostras laboratoriais são coletadas e encaminhadas para análise ao Lacen/SC. As informações apresentadas neste informe são referentes ao período de 3 de janeiro a 11 de maio de 2016.

Dos 69 óbitos por SRAG notificados, 29 foram confirmados por influenza, sendo 21(72,4%) pelo vírus influenza A (H1N1), sete (10,1%) pelo vírus influenza A, aguardando subtipagem, e um (3,5%) pelo vírus influenza B. Outros 32 óbitos por SRAG apresentaram resultado negativo para influenza A e B, sendo classificados como SRAG não especificada, e seis se encontram em investigação.

Além da vacinação para os grupos prioritários, estratégia eficaz na redução da doença grave entre a população mais vulnerável, as principais formas de prevenção para a gripe são:

– Higiene respiratória/etiqueta da tosse – medida capaz de reduzir a circulação viral, pois previne a disseminação entre as pessoas;

– Tratamento precoce com medicamentos antivirais, que ajudam a evitar a evolução para formas graves.

Francine Ferreira – Letícia Wilson / Patrícia Pozzo


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo