FORQUILHINHA Previsão do Tempo
saúde

Situação da saúde deve se agravar com a greve no Hospital São Donato

greve saõ donato 2014

Os cerca de 200 trabalhadores do Hospital São Donato de Içara entram em greve a partir desta terça-feira, 29, já nas primeiro turno, no período da manhã. A paralisação foi aprovada por mais de 70% dos profissionais na votação dia 23 de novembro. Eles rejeitaram a última proposta patronal de 50% da inflação do período de 8,5% em cinco parcelas a partir de janeiro não retroativo e o não a todas as demais claúsulas de reivindicações.

“Não queremos prejudicar a população, no entanto, o trabalhador precisa ser valorizado, afinal é ele que está à frente dos cuidados no atendimento aos pacientes, e não pode ser humilhado desta forma”, critica o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde de Criciúma e Região (Sindisaúde), Cleber Ricardo da Silva Cândido.

Os trabalhadores pedem reajuste do piso; aumento real; reajuste no adicional noturno; redução da jornada; folga para a jornada 12 x 36; plano de Saúde do Trabalhador; auxílio creche entre outras. Conforme Lei deverá ser mantido os 30% de atendimento nos setores de urgência e emergência. O demais procedimentos serão cancelado.

Maderonchi
Contape
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
Credisol

O Hospital São Donato emitiu uma nota a respeito da pralisação:

“Em consequência da greve dos profissionais de saúde no Hospital São Donato, a prioridade da fundação filantrópica neste momento é o Pronto-Socorro. Por ora, o atendimento segue com o quadro de enfermagem reduzido, mas ainda com normalidade ao usuário. A orientação é que, em casos que não sejam graves, os pacientes procurem as unidades de saúde.

As urgências e emergências também continuam sendo atendidas, inclusive, no Centro Obstétrico. As cirurgias do Sistema Único de Saúde, por vez, foram suspensas. Pela manhã a direção do hospital e o sindicato tiveram uma conversa e às 14h terão nova rodada de negociação em busca de um desfecho para a paralisação dos trabalhadores desde as 7h”.

Outros hospitais cancelam paralisação

No São José, como a votação foi por setor,  a enfermagem rejeitou a proposta e o sindicato faz Assembleia na quinta-feira para avaliar a posição.

Após varias rodadas de negociação e aprovação de greve, os trabalhadores dos hospitais São José, São João e Unimed aceitaram nesta segunda-feira, 28, em votação durante todo o dia a última proposta patronal de aumento de 8.5% em novembro e R$ 100,00 para o vale-alimentação em março de 2017. Hoje o vale é de R$ 75,00.

Como a votação foi por setor, no São José os técnicos de enfermagem rejeitaram a proposta por 188 a 180. Nesta situação, o Sindicato irá fazer Assembleias na quinta-feira, 1º de dezembro em todos os turnos para definir e avaliar com os trabalhadores o resultado da votação. “Avaliamos que a proposta avançou e os trabalhadores decidiram pela aceitação. Agora a enfermagem vai decidir qual a posição a tomar”, explica Cândido.

No Regional de Araranguá a votação acontece nesta terça durante todo o dia. Os demais hospitais mantém a aprovação da greve, que começa no São Donato.

No total, são cerca de 4 mil trabalhadores atuando em 15  hospitais de Criciúma e vale do Araranguá.  A categoria pede reajuste do piso; aumento real; reajuste no adicional noturno; redução da jornada; folga para a jornada 12 x 36; plano de Saúde do Trabalhador; auxílio creche entre outras.

Francine Ferreira – Maristela Benedet


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo