FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Política

Sindicato da Alimentação será homenageado nesta segunda-feira na Assembleia Legislativa

sindicato

A Assembleia Legislativa, atendendo proposição do deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT), realiza nesta segunda-feira (31) sessão solene em homenagem aos 26 anos de fundação do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Criciúma e Região (Sintiacr). O objetivo é destacar as lutas históricas da entidade em defesa dos direitos dos trabalhadores do setor da alimentação no sul do estado.

Participam da solenidade o Ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, o presidente da Confederação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação (Contac-Cut), Siderlei de Oliveira, o Procurador do Trabalho, Sandro Sardá e demais convidados que serão homenageados.

“As lutas do Sintiacr se inscrevem nas lutas pelo direito de organização e reorganização sindical. A gestão do presidente Célio Elias tem sido marcada pelo dinamismo e, sobretudo, pela defesa intransigente da saúde dos trabalhadores”, pontua o deputado Rodrigo Minotto.

Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Maderonchi
Contape
Net Lider

As lutas pela criação do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Alimentação de Criciúma e Região (Sintiacr) começam em 1987 em Criciúma sob a liderança de Joel Correa, Laércio Silva, Newton Lourenço Junior e tantos outros. Finalmente no dia 24 de abril de 1988, na sede do Ideal Esporte Clube, em Forquilhinha, foi fundada a Associação que no dia 19 de agosto de 1989, à luz da nova Constituição Brasileira, se transforma em sindicato tendo como presidente Arlindo Buss.

Em 1999 assume a presidência Célio Elias. A entidade abrange cerca de sete mil trabalhadores e quatro mil associados distribuídos em 27 municípios – de Passo de Torres a Jaguaruna. Uma das maiores conquistas da categoria foi a Norma Regulamentadora dos Frigoríficos (NR36), assinada em abril de 2013 pelo Ministro Manoel Dias, com a articulação do então chefe de gabinete Rodrigo Minotto.

“Ela define novas regras para a melhoria das condições de trabalho nas empresas do setor de alimentação, diminuindo doenças ocupacionais especialmente nos frigoríficos, a intensidade e o ritmo da jornada de trabalho, ampliando as pausas e exigindo mudanças ergonômicas nos ambientes de trabalho”, explica o presidente do Sintiacr, Célio Elias.

O modelo inovador e justo contempla um segmento que contribui pesadamente para o desenvolvimento econômico do país e vem sendo adotado por outros países produtores de alimentos mundo afora. A NR36 representa um conjunto de medidas protetivas de saúde e seguridade que vão desde a fixação de velocidade dos equipamentos da linha de produção até câmaras frigoríficas e esteiras.

João Manoel Neto


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo