Prefeitura Capa Meio
Segurança

Simulação reforça importância da implantação do Serviço Aeromédico Sul

Câmara de Vereadores

Atendimento foi realizado em frente ao Parque das Nações na tarde deste domingo, 7,

A tarde deste domingo, 7, foi de uma experiência diferenciada em Criciúma. Foi realizada neste dia a primeira simulação realística de atendimento do Saer(Serviço Aeromédico), ação idealizada pela comissão de implantação de serviço, da qual a Unesc faz parte. Das 14h até aproximadamente às 15h15 min quem passou pela Avenida Centenário na altura do Parque das Nações pôde acompanhar a simulação de um acidente entre um carro, uma van e uma motocicleta. Entre participantes, autoridades e expectadores o evento reuniu centenas de pessoas com o objetivo de chamar a atenção para a importância do atendimento em situações de emergência.

De forma minuciosa a ação simulou uma colisão entre os três veículos, na qual havia a necessidade atender as 14 vítimas do acidente, retirar algumas delas das ferragens, apagar o incêndio iniciado na motocicleta e ainda encaminhar dois dos feriados para atendimento no hospital mais próximo.

DM Seguros
Contape
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza

Para realizar toda a simulação estiveram presentes no local viaturas do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), do Corpo de Bombeiros, o IGP (Instituto Geral de Perícias), a DTT (Diretoria de Trânsito e Transporte), Polícia Civil e Polícia Militar. Interpretando os ocupantes dos veículos e vítimas do acidente estiveram alunos e colaboradores da Unesc.

De acordo com a secretária da comissão e coordenadora do CER (Centro Especializado em Reabilitação) II da Unesc, Mágada Tessmann, que participou ativamente de toda a preparação para a ação deste domingo, o objetivo foi alcançado.

“Hoje foi realizado tudo de forma mais lenta para que fosse possível visualizar e acompanhar todo o trabalho desde a chamada do socorro até a chegada dos recursos adicionais e encaminhamentos das vítimas pelas ambulâncias e pelo helicóptero. Em um caso real tudo seria mais rápido, mas tivemos a oportunidade de mostrar a importância dessa atuação em conjunto e o diferencial de um Serviço Aeromédico disponível”, salientou.

Na simulação a principal necessidade de atendimento do Serviço era uma criança em estado grave. Em situações como essa, conforme Mágada, além de aumentar a possibilidade de sobrevivência do paciente o atendimento ágil melhora ainda a sua qualidade de vida pós acidente. “O tempo resposta determina o quadro desse paciente depois. É um grande diferencial, uma segurança a mais, e não sabemos quando teremos uma situação real como essa para atender e poder salvar vidas”, comentou.

O presidente da comissão de implantação do Serviço, vereador Tita Beloli, agradeceu o empenho de todos os envolvidos para que fosse possível fazer a simulação. “Tivemos a participação de todos esses voluntários, que se engajaram conosco exclusivamente para colaborar na defesa do Serviço Aeromédico. Esse é mais um passo que estamos dando para a conquista da garantia desse serviço para a população da nossa região”, completou Tita.

Nas próximas semanas um projeto completo, montado por meio da Universidade, será apresentado aos prefeitos da AMREC, da AMESC e da AMUREL.

 

Francine Ferreira – Assessoria de Imprensa Unesc

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Spilere Serralheria G
Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo