FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Geral

Serviço on-line da Epagri passa a informar maré em sete pontos da costa catarinense

nilson teixeira epagri

Monitorar as condições do Litoral é fundamental para os catarinenses. A área abriga 40% da população do Estado, apesar de ocupar apenas 10% do território estadual. São 39 municípios, responsáveis pela geração de 37% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. Boa parte dessa renda é proveniente dos três portos que operam na região, além do turismo e da pesca.

Atenta a essa situação, a Epagri/Ciram vem ampliando o monitoramento ambiental no Litoral catarinense. E essas informações estão disponíveis para o uso da sociedade. É por isso o link Litoral on-line, do site da Epagri/Ciram, que permite o acesso a essas informações, está de cara nova. Agora ele reúne mais informações, que estão dispostas de forma mais organizada, para facilitar a navegação do usuário.

O Litoral on-line expõe, em tempo quase real, as variáveis oceanográficas e meteorológicas registradas na costa Catarinense e Sul do Brasil. São oferecidas medições de maré em sete pontos do Estado: Portos de Itapoá, São Francisco do Sul e Imbituba; Praia de Laranjeiras em Balneário Camboriú; Florianópolis, no extremo Sul da Ilha; capitania de Laguna e plataforma de pesca de Balneário Rincão.

Net Lider
Credisol
Contape
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi

Além das informações de maré, o link apresenta os dados de força e direção médias do vento (a cada 10 min), monitorados por nove estações meteorológicas instaladas ao longo dos litorais catarinense e gaúcho: Tramandaí, Torres, Araranguá, Farol de Santa Marta – Laguna, Imbituba, São José, Itajaí, Balneário Barra do Sul e Itapoá.

Os marégrafos estão sinalizados no mapa em quadrados de cor azul. Clicando sobre os quadrados, o usuário vê o gráfico diário da evolução da altura da maré para aquele ponto. Na tabela à direita ficam expostas a altura da maré meteorológica e a hora do último registro obtido, bem como a variação em relação à leitura anterior. Logo abaixo é apresentada a tendência da maré para a próxima hora no ponto selecionado, estimada com base em dados da maré astronômica. A tabela também indica o valor e a hora do dia em que ocorrerão o máximo e o mínimo da altura de maré astronômica previstos para o local.

As estações meteorológicas estão caracterizadas na plataforma por pequenos círculos cuja cor de preenchimento dá uma indicação da força do vento no local. Ao clicar no círculo de uma estação meteorológica abre-se o meteograma completo para a estação em questão, que traz as últimas medições das seguintes variáveis meteorológicas: direção e velocidade do vento máximo; direção e velocidade do vento médio; temperatura instantânea do ar; total de chuva acumulada nos últimos sete dias; pressão atmosférica; umidade relativa instantânea; radiação média e molhamento foliar.

O monitoramento das variáveis ambientais no Litoral é de interesse para a navegação profissional e amadora, para a prática de esportes aquáticos, para a pesca artesanal, para turistas e para a população em geral.

Francine Ferreira – Gisele Dias
Foto: Nilson Teixeira


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo