FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Segurança

Serviço Aeropolicial completa um ano de atuação no Sul

SAER

SAER, da Polícia Civil, realiza operações policiais, aeromédicas e dá apoio à outras instituições.

Atuando em operações policiais, aeromédicas e de apoio a outras instituições, o Serviço Aeropolicial da Polícia Civil está completando hoje, um ano de atuação no Sul catarinense. Com base em Criciúma, durante os 365 dias na região, o SAER já atinge um número elevado de ações. Foram 457 horas voadas e 418 de missões atendidas, além de auxílio na recuperação de 17 veículos, prisão de 102 pessoas e apreensão de 32 armas, 734 munições, quatro coletes balísticos e três dinamites.

Para o coordenador do SAER, delegado Gilberto Crepaldi Mondini, instalar a base em Criciúma foi uma decisão mais que acertada, o que se comprova pela intensidade e volume de missões realizadas em apenas um ano. “Podemos destacar a interceptação de ladrões de banco na BR-101 em Sombrio, com apreensão de armamento pesado, explosivos e munições de grosso calibre; bem como as operações policiais desencadeadas em conjunto com as Divisões de Investigação Criminal de Criciúma, Tubarão, São Joaquim e Araranguá; e a parceria permanente com a Divisão Especializada de Investigação Criminal e com as companhias e batalhões da Polícia Militar da região Sul”, afirma.

Maderonchi
Credisol
Net Lider
Contape
Dengo Produtos de Limpeza

A autoridade policial também ressalta as parcerias firmadas com o Poder Judiciário, o Ministério Público (MP), o Departamento de Administração Prisional (Deap) e empresários locais, visando o incremento das instalações físicas e equipamentos utilizados na rotina da unidade. “Com isso, atendemos e apoiamos missões de várias instituições, como as Polícias Militar, Federal e Rodoviária Federal, o Corpo de Bombeiros, o Deap, o Judiciário, o MP, as guardas municipais e diversas prefeituras. Atuamos, também, em diversas ações sociais ao lado da Cruz Vermelha, do Exército Brasileiro e diretamente em algumas escolas e festas regionais”, elenca.

Destaque aeromédico

Na saúde, ainda que sem recursos destinados especificamente para tal área, o SAER também tem realizado inúmeros transportes aeromédicos, em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). “Isso possibilita minimizar sequelas e dar sobrevida aos pacientes, permitindo a rápida liberação das unidades móveis ao atendimento de outras ocorrências”, completa Mondini.

Desafios futuros

No entanto, segundo o coordenador do SAER, ainda há diversos desafios pela frente, como a aquisição de uma aeronave própria; a celebração do convênio aeromédico para que se possa fazer o atendimento primário de vítimas nos locais de acidentes, com médico e enfermeiro a bordo; o aprimoramento da prestação do serviço nas operações policiais, de resgate e salvamento aquático e em altura; e a obtenção de instalações físicas próprias, com hangar e alojamento.

“Porém, esse dia é para um momento de gratidão. Agradecemos à imensa e calorosa recepção de cada um dos munícipes, instituições, entidades e empresários que nos acolheram no Sul. Reforçamos que a aeronave do SAER já está fazendo a diferença nas vidas das pessoas e que, cada vez mais, irá fazer valer o nosso lema: ‘voar para servir e para que outros possam viver’”, finaliza o delegado.

Francine Ferreira


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo