FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Segurança

Serviço Aeromédico mais próximo de virar realidade no Sul

Saer Sul
Foto: Daniel Búrigo/A Tribuna

Compromisso foi firmado durante entrega de nova aeronave para o Serviço Aeropolicial.

O Sul catarinense está cada vez mais próximo de conquistar a implantação de um Serviço Aeromédico oficial para a região. A possibilidade foi levantada e um compromisso ficou praticamente apalavrado entre a Administração Municipal de Criciúma e o Governo do Estado de Santa Catarina na tarde dessa quinta-feira, 1º de fevereiro, durante os discursos proferidos no ato de entrega da nova aeronave para o Serviço Aeropolicial (Saer) Sul.

Na oportunidade, durante seu pronunciamento, o delegado-geral-adjunto da Polícia Civil, Marcos Flávio Ghizoni Júnior, evidenciou o apelo para que seja firmado e formalizado de uma vez o já tão solicitado convênio para o serviço aeromédico que pode ser oferecido pelo Saer. “Esse é um pedido que interessa muito à Criciúma e, claro, à toda região Sul. Vamos fazer estudos com o setor jurídico para avaliar como pode ser feito, mas assumo o compromisso de buscar essa implantação”, respondeu o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

Maderonchi
Contape
Credisol
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza

Já o vice-governador, Eduardo Pinho Moreira, acrescentou que uma aeronave moderna como a disponível atualmente para o Saer não pode ficar ociosa. “Muitas vidas poderão ser poupadas se tivermos a agilidade de atendimentos aeromédicos à disposição. Acredito que o prefeito Clésio não medirá esforços para colocar esse serviço em prática”, completou.

Aeronave muito mais moderna

Pouco mais de um ano após a instalação em Criciúma, o Serviço Aeropolicial recebeu uma nova aeronave, consideravelmente mais moderna que a anterior. Conforme o comandante do Saer em Criciúma, delegado Gilberto Mondini, o equipamento modelo AS-350 B2 conta com diferenciais como sistema digital, que traz mais segurança no voo, além de facilitar o planejamento e interação do piloto com a aeronave.

“Vem acompanhada ainda, de um rádio policial que melhora e agilizar a comunicação da aeronave com equipes em solo de todas as instituições que o Saer auxilia, principalmente na área policial. A aeronave conta ainda com um Bambi Bucket, equipamento de combate a incêndios com capacidade de transporte de forma ágil e segura de 500 litros de água por vez”, explicou a autoridade policial.

Até então, foram mais de 474 horas de voo realizadas pelo Saer em Criciúma. Em relação ao serviço aeromédico, Mondini afirmou que entende que a situação é difícil e que depende de recursos dos municípios. “Mas é muito importante, porque se trata de salvar vidas. É algo que precisamos implantar, não podemos ficar com muitos entraves burocráticos, temos que pegar e resolver. Ouvimos palavras assertivas em relação à firmação desse convênio e esperamos que, de fato se concretize”, finalizou.

Francine Ferreira


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo