Massa de ar frio garante sol e temperaturas amenas até terça-feira, mas aproximação de frente fria e posterior formação de ciclone aumentam o risco de temporais e alagamentos a partir de quarta.
A semana começa com tempo estável em Santa Catarina, sob a influência de uma massa de ar seco e frio que mantém o predomínio de sol e temperaturas amenas na maior parte do estado. Nesta segunda-feira, 5, apenas o Litoral Norte, especialmente na divisa com o Paraná, apresenta maior nebulosidade e condições para chuva fraca e esparsa nos extremos do dia.
Após um amanhecer de temperaturas amenas, variando entre 8°C e 12°C em grande parte do estado, à tarde as máximas sobem, ficando entre 24°C e 29°C no Litoral, Vale do Itajaí e Oeste, e entre 20°C e 26°C nos Planaltos e Meio-Oeste.
O mar permaneceu mais agitado durante a manhã e, com a persistência do vento de quadrante sul e a maré alta, seguem as condições para alagamentos costeiros em Florianópolis e Itajaí, especialmente entre a tarde desta segunda, 5, e a madrugada de terça-feira, 6. A partir da tarde, a agitação marítima começa a diminuir.
Na terça-feira, 6, o tempo permanece semelhante, com sol e variação de nuvens na maior parte do estado. No Litoral Norte e entre o Litoral e o Vale do Itajaí, há condições para chuvas fracas e isoladas nos extremos do dia, devido à circulação marítima. As temperaturas mínimas variam entre 9°C e 16°C nos Planaltos, Grande Oeste e Grande Florianópolis Serrana, e entre 14°C e 21°C no Litoral e Vale do Itajaí. À tarde, o calor se intensifica, com temperaturas que podem ultrapassar os 30°C no Oeste.
Máximas podem chegar a 34°
A partir de quarta-feira, 7, o calor ganha força em Santa Catarina. As máximas ultrapassam os 30°C em todas as regiões, chegando a 34°C no Oeste e no Litoral Sul. Com o aumento da umidade e da instabilidade atmosférica, retornam as condições para temporais isolados típicos de verão, entre a tarde e a noite, especialmente no Oeste e nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. O risco, neste dia, é baixo para ocorrências associadas.
Na quinta-feira, 8, a aproximação de uma frente fria volta a deixar o tempo instável em todo o estado, com temporais isolados e chuva pontualmente intensa. Antes da chegada das instabilidades, o calor se intensifica, com registros que podem superar os 35°C em pontos do Oeste, Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.
Na sexta-feira, 9, as condições para temporais entre a tarde e a noite permanecem, impulsionadas pelo calor, pela umidade e pelas instabilidades na atmosfera. O risco aumenta de forma significativa devido ao desenvolvimento de um ciclone na Argentina, que, mesmo distante, deve influenciar as regiões próximas à divisa com o Rio Grande do Sul. O Grande Oeste, o Planalto Sul e o Litoral Sul apresentam risco alto para temporais com chuva intensa, alagamentos, enxurradas e danos associados a ventos fortes, como destelhamentos, queda de árvores e interrupções no fornecimento de energia elétrica.
Alagamentos costeiros
Para o final de semana, a tendência é que a área de influência do ciclone se amplie, podendo afetar todas as regiões do estado e manter o cenário de instabilidade. As condições para alagamentos costeiros, associadas à maré astronômica da lua cheia, à maré meteorológica e à maior agitação do mar, diminuem a partir da tarde de terça-feira, 6, com a mudança da direção do vento para leste e nordeste.
Redação – Imprensa Defesa Civil SC












