Geral

Semana nacional conscientiza sobre as doenças do sono

Semana do Sono será realizada de 14 a 19 de março.

Dormir bem é um sonho possível. Com este mote a Associação Brasileira do Sono (ABSONO) prepara mais uma campanha alertando que uma noite bem dormida é fundamental para uma vida mais saudável. A Semana do Sono vai ser realizada de 14 a 19 de março em todo o Brasil. Em Criciúma, o trabalho de informação e conscientização será feito em parceria com a Regional Médica da Zona Carbonífera (RMZC) e a Secretaria Municipal de Saúde.

O presidente da Associação Catarinense do Sono, Dr. Fábio José Fabrício de Barros Souza (CRM 14039, RQE 11800), alerta que hoje já são diagnosticadas e tratadas diversas doenças e distúrbios relacionados ao sono. Uma das principais ferramentas para detecção dessas doenças é pelo exame do sono chamado polissonografia, no qual o indivíduo passa uma noite no laboratório do sono.

Posto Bravo
Net Lider
Banana Motos
Contape
Maderonchi
Star Seguros

Ele elenca várias situações que afetam a rotina do sono e que acabam levando a quadros clínicos como a privação do sono, a apneia obstrutiva do sono (em torno de 30% da população brasileira), a insônia (podendo chegar a índices de 50% das pessoas acometidas), movimentos periódicos de pernas, bruxismo, sonambulismo, entre outros distúrbios. A boa notícia é que os tratamentos hoje têm garantido melhoras significativas para estes quadros.

“Nosso objetivo é justamente o de divulgar para toda a população brasileira informações importantes, novidades e últimas pesquisas que podem ser úteis para o sono”, destaca Fábio, especialista em medicina do sono. O médico salienta que o tratamento das doenças do sono permite a melhora de quadros graves ligados a problemas cardiovasculares e metabólicos como na apneia obstrutiva do sono, assim como também melhora da qualidade de vida por intermédio de terapêuticas eficazes na insônia, síndrome das pernas inquietas e sonambulismo.

Em Criciúma, está programado para o dia 19 de março um dia de conscientização, promovida pela ABSONO em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, e Regional Médica da Zona Carbonífera, na Praça Nereu Ramos.

Francine Ferreira – Ana Sofia Schuster

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo