FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Política

Semana movimentada nas escolas forquilhinhenses com a eleição dos Vereadores Mirins

IMG 8476

Alunos do 4º ao 9º ano das escolas de Forquilhinha encaram durante toda a semana uma missão importante. Eleger seus representantes para o projeto Vereador Mirim.

Uma segunda-feira atípica para os estudantes da Escola Gabriel Serafim de Forquilhinha uma, das três instituições de ensino do município que já elegeu o seu representante.

O cenário é mesmo de eleição. Tem conferência de nome, fiscal, cédula de votação, cabine para a escolha do candidato e urna para depositar o voto que é secreto.

Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Contape
Net Lider
Maderonchi

Antes mesmo de terem seus nomes nas cédulas, os estudantes das 11 escolas participantes, precisaram também conquistar a confiança e a simpatia dos colegas da sala de aula e de outras turmas da escola. Pensando nisso, elaboraram sua pauta de reivindicações e propostas a serem apresentadas na câmara municipal.

Na câmara são apenas nove cadeiras, mas, todos os alunos do quinto ao nono ano podem se candidatar a uma vaga. E como a quantidade de vagas varia de 3 a 8, de acordo com o número de alunos de cada instituição, e em geral o número de candidatos é maior do que o que está disponível para a escola, as direções adotaram vários métodos para compor o quadro de candidatos a fim de não prejudicar nenhum dos estudantes que queriam ser vereador mirim.

Quem poderia imaginar que estudantes de nove, dez, onze anos, teriam tantas indicações de melhoria para nossa cidade não é mesmo? Pois o Projeto Vereador Mirim, tem gerado essa agradável surpresa aos pais e professores.
Por aqui, as crianças levaram pra casa uma missão: escrever uma redação, com o auxilio dos pais, sobre o tema Política e Democracia.

Tarefa encarada com muita maturidade pelos alunos Tcharles, Monique e Maine que cursam o quinto ano. Cada um deles voltou com um bom material para apresentar aos amigos e foram os eleitos para a disputa.

Tcharles Fortuna Caetano pretende trazer melhorias para o parque e a quadra da escola, montou uma equipe dedicada e acredita num resultado positivo nas urnas.

Já Maine Calabrezi de Souza quer, entre outras coisas, criar um espaço para aula de danças. “Meus pais ficaram orgulhosos e impressionados com a minha coragem. Essa é a segunda vez que estou tentando ser a representante da escola” revela a menina.

Essa é a segunda edição do projeto. Mais de dois mil alunos participam ativamente do processo, seja votando ou como candidato também. Cento e oitenta alunos colocaram seus nomes a disposição.

“Já sabíamos que era um projeto de sucesso quando resolvemos implanta-lo no município, o que nos surpreende é o envolvimento de toda a comunidade escolar, dos pais, professores e principalmente dos alunos. Alcançamos nosso objetivo com plenitude que é o de formar cidadãos conscientes e responsáveis e que vejam a política como um instrumento para melhoraria da cidade” destaca o presidente da Câmara Rangel Loch.

As eleições vão acontecer durante toda a semana. O resultado será anunciado no dia 14 ao fim do curso de oratória que será ministrado na Câmara para todos os participantes.

Francine Ferreira – Michelli Ávila Elias

IMG 8480


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo