FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Educação

Semana ENEF: conheça os cursos gratuitos do Sicredi sobre educação financeira e investimentos

Curso

Instituição financeira cooperativa reforça plataforma de ensino online e aberta à comunidade durante a 10ª Semana Nacional de Educação Financeira.

O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 6,5 milhões de associados e presença em todas as regiões do Brasil, promove diversas ações durante a 10ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF). A programação acontece entre 15 e 21 de maio e tem como tema central “Resiliência Financeira”. No sul catarinense, a cooperativa Sicredi Sul SC aproveita a semana para reforçar ações como a plataforma Sicredi na Comunidade, que disponibiliza cursos online e gratuitos sobre o tema.

Pelo site sicredi.com.br/nacomunidade, após um rápido cadastro, o inscrito tem acesso a diversas trilhas de aprendizado em áreas como empreendedorismo e cooperativismo, além de dois cursos sobre educação financeira. Um deles é o Conectando Educação Financeira e Investimentos. “Os módulos buscam conduzir o associado e o não associado para uma vida financeira mais sustentável. Ele também aprofunda tópicos interessantes sobre investimentos, abordando por exemplo, a importância da diversificação”, explica Rafaela Trombin Maciel, assessora de programas sociais da Sicredi Sul SC.

Credisol
Maderonchi
Net Lider
Contape
Dengo Produtos de Limpeza

Para as crianças, na mesma plataforma, está disponível o curso Educação Financeira com a Turma da Mônica. De maneira divertida, os módulos apresentam temas como orçamento familiar, aprendendo a economizar e de onde vem o dinheiro. Desde 2018, o Sicredi e a Mauricio de Sousa Produções também promovem, em parceria, diversas ações voltadas ao tema, como a distribuição de gibis da Turma da Mônica com a temática “educação financeira para crianças”.

Educação Financeira o ano todo

Ações de conscientização sobre a importância da organização das finanças para uma vida financeira sustentável são promovidas o ano inteiro pelo Sicredi. No sul catarinense, somente em 2022, mais de 1,7 mil pessoas participaram de encontros online e presenciais que usaram a metodologia do Cooperação na Ponta do Lápis, programa nacional de educação financeira da empresa.

Ainda no ano passado, o programa foi levado para as escolas Arroio Rincão e Profª. Amélia de Souza Silva, ambas de Baln. Rincão. “Os alunos construíram projetos que reafirmaram o quanto o Cooperação na Ponta do Lápis traz conteúdos que formam futuros adultos com condições de montar o seu planejamento orçamentário e fazer escolhas financeiras mais conscientes”, aponta Aloísio Westrup, presidente da Sicredi Sul SC.

Neste ano, somente nas duas primeiras semanas de maio, quase 200 pessoas já participaram dos workshops facilitados pela cooperativa em empresas associadas. “Os encontros abordam temas como reserva de emergência, benefícios e armadilhas do cartão de crédito, imediatismo, impulsividade e a importância de falar sobre finanças em família. Para os próximos meses, a expectativa é de aumento na realização destes momentos de conhecimento”, conclui Rafaela.

A Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF) é uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF) e acontece anualmente com a finalidade de promover a Estratégia Nacional de Educação Financeira.

Redação – Giovana Pedroso


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo