FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Alerta

Semana elétrica alerta para perigos de contato com a rede elétrica

Cooperativas

Em SC foram registradas 12 mortes em decorrência de acidentes envolvendo energia elétrica, em 2018 e no primeiro semestre de 2019.

Você sabia que algumas atividades rotineiras e até brincadeiras podem oferecer riscos à saúde e à vida? Soltar pipa, fazer a manutenção predial, podar árvores e outras ações realizadas próximo à rede elétrica devem ser executadas com cautela. Para alertar sobre os cuidados a serem adotados, entre 05 e 11 de agosto, a Celesc integra a 13ª Semana Nacional de Segurança.

Promovida pela Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee), a campanha visa conscientizar a população sobre os riscos da eletricidade. Na área de concessão da Celesc, também será distribuído material educativo e oferecida orientação aos consumidores em ações organizadas pelos oito Núcleos e oito unidades da Empresa no estado.

Net Lider
Maderonchi
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza
Contape

“A eletricidade não tem cheiro, não tem cor e pode ser fatal, se não for tratada de forma segura. A Celesc se une à Abradee e a outras 40 distribuidoras para, por meio da conscientização, diminuir e, quem sabe, eliminar os acidentes relacionados à energia elétrica”, observa o presidente da distribuidora catarinense, Cleicio Poleto Martins.

No último ano, a associação revela um crescimento de aproximadamente 3% no número de ocorrências e de 5,8% nos acidentes fatais. No total, foram registrados 891 acidentes em todo o país em 2018. Destes, 271 com maior gravidade ocasionaram a morte das vítimas (no ano anterior, foram registrados 19 casos fatais a menos).

Considerando o universo das sete causas trabalhadas pela campanha, a principal responsável pelos acidentes fatais após contato com a rede de energia é a construção/manutenção predial, com 55% dos casos no último ano, o que equivale a 89 mortes. Neste caso, observa-se o grande número de construções de pequeno e médio porte realizadas sem o acompanhamento de profissionais especializados ou pessoas qualificadas para realizar as instalações.

Vítimas em acidentes com energia elétrica em SC

Em Santa Catarina a situação não é diferente. Desde 2013, foram registrados 37 acidentes envolvendo a rede elétrica, com vítimas fatais, na área de concessão da Celesc.

Em 2018 e no primeiro semestre deste ano foram registradas 12 vítimas fatais em acidentes com eletricidade no estado. Um terço dos casos ocorreu durante obras de construção ou manutenção predial. O engenheiro de Segurança da Celesc, Fábio Rafaelli, explica que é importante manter a distância normatizada pela empresa e pela ABNT na hora de construir ou fazer serviços como limpeza ou pintura em prédios e residências.

“Além de respeitar as distâncias, o cuidado precisa ser redobrado quando se utiliza equipamentos como andaimes, escadas, vergalhões, trilhos de cortinas ou materiais metálicos próximos da rede elétrica, pois um simples contato com um fio energizado pode ser fatal”, disse.

Dicas da campanha 2019

Veja abaixo algumas dicas da campanha, que tem o mote “É aí que mora o perigo, eu me ligo na vida”:

Segurança

  • Considere a rede energizada mesmo quando a energia estiver desligada;
  • Não pendure ou jogue nada na rede elétrica;
  • Não fixe enfeites ou solte fogos perto da rede elétrica;
  • Soltar balões é crime e pode causar graves danos a rede elétrica, além de provocar incêndios;
  • Nunca resgate pipa ou outros itens que enroscaram nos fios elétricos;
  • Não toque em fios partidos ou soltos na rua e avise imediatamente à Celesc pelo telefone de Emergência: 0800 48 0196;
  • Lembre-se de que irregularidades e furtos na rede de energia, além de crimes, podem ocasionar choques elétricos, curto circuitos e incêndios.
  • O plantio e a poda de árvores devem ser realizados a uma distância segura da rede elétrica.

Segurança na Residência

  • Ao adquirir equipamentos elétricos, confira a voltagem para saber se a fiação suporta a carga;
  • Antes de qualquer conserto na instalação elétrica, desligue a chave geral no quadro de energia da residência;
  • Apenas especialistas, com equipamento de segurança, devem lidar com a rede elétrica;

Economia de energia

  • Retire o carregador da tomada assim que o celular estiver carregado;
  • Desligue o monitor do computador se for demorar mais de 10 minutos para retornar a usá-lo;
  • Elimine vazamentos. Ao economizar água, você também economiza energia;
  • Verifique o estado de conservação das borrachas de vedação do refrigerador;
  • Mantenha o filtro do ar-condicionado sempre limpo e o termostato regulado. Desligue o aparelho quando não houver ninguém no ambiente.
Francine Ferreira – Heda Wenzel


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo