FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Notícias

Semana de definições para eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores

Francine Ferreira 2017

DA POLÍTICA

Semana das definições I

Mergulhada em tratativas e articulações, a eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Forquilhinha deve ganhar contornos mais claros nos próximos dias – e na próxima semana – até o dia do pleito, agendado para 17 de dezembro, na última sessão ordinária de 2018 para o Legislativo.

O que até então se mostrava um simples ato para ratificar a continuidade do atual presidente, Maciel Da Soler, no cargo, se transformou em um verdadeiro centro de negociações. E envolvendo tanto vereadores de oposição, quanto parlamentares que, pela sigla que representam – em teoria – fariam parte da própria situação.

Semana das definições II

Em oposição à Da Soler (MDB), na mesa de discussões, estão mais uma vez os nomes de Ivoney Córneo (PP) e Érico D’Amorin (PSD). Ainda que do mesmo partido do atual prefeito, o progressista está inserido nas discussões mais uma vez, e seria o voto dito de desempate, para definir quem realmente será eleito.

Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi
Net Lider
Credisol
Contape

Já o pessedista segue avaliando as possibilidades e negociando com os demais. Em meio a diversas exigências dos envolvidos, argumenta que o consenso da oposição precisa ser definido hoje ou, no máximo, neste fim de semana. Caso contrário, promete declarar poio à Maciel na sessão da próxima segunda-feira.

Fato é que, se conseguir articular todos os ângulos desse imbróglio, a oposição tem chances, sim, de conseguir eleger sua Mesa Diretora. O cenário é semelhante ao de dois anos atrás, quando o Legislativo se encontrava na mesma situação. Resta aguardar para ver se, desta vez, o discurso dos que se dizem insatisfeitos sairá do papel.

Plano Diretor

Foram aprovadas oficialmente em segundo turno as alterações no Plano Diretor de Forquilhinha. Entre elas, a regularização da utilização de contêineres para residências e empresas e a lei de parcelamento de solo.

Abrigos

Indicação bastante válida protocolada na Câmara de Vereadores sugere que a Administração Municipal estude a possibilidade de desenvolver um modelo de abrigo de passageiros e fabricá-lo no próprio pátio de obras da prefeitura. De autoria do presidente Maciel Da Soler, a proposta visa proporcionar mais praticidade e economia para os cofres públicos.

Parlamento Jovem

Como encerramento oficial das atividades de 2018, os estudantes do projeto Parlamento Jovem, dos Ensinos Fundamental e Médio, participaram de um tour nesta semana, pelos principais pontos turísticos de Forquilhinha. O passeio começou pelo Paço Municipal, passando pelo Museu Anton Eyng, Espaço Cultural da Praça dos Imigrantes Alemães, Pastoral da Criança, Praça do Centenário de Colonização, Parque Ecológico São Francisco de Assis e Horto Florestal, além de uma visita a propriedade da Família Warmiling, que tem como foco a produção orgânica no município.

Sagrada Familia

DA COMUNIDADE

FIA

A Administração Municipal de Forquilhinha tornou público um edital de chamamento para entidades de atendimento à criança e ao adolescente, que tenham projetos a serem financiados com recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FIA). Esses projetos deverão ser entregues até o dia 1º de fevereiro de 2019 no Setor de Protocolo do Paço Municipal, para posterior avaliação e seleção dos que serão contemplados.

Tais entidades precisam estão registradas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Forquilhinha e o resultado final dos projetos selecionados deverá ser publicado no dia 28 de fevereiro.

Mais informações e o edital completo estão disponíveis no site www.forquilhinha.sc.gov.br.

Aumento na fatura

A Casan emitiu um comunicado aos moradores de Forquilhinha, principalmente dos bairros Centro, Vila Lourdes, Santa Clara, Santa Isabel, Santa Ana e Clarissas, informando que inicia neste mês de dezembro a cobrança pelo serviço. Com isso, a primeira fatura deverá ser paga no mês de janeiro de 2019, com aumento de 100% em relação ao valor da água.

Além disso, o morador que ainda não providenciou a ligação da residência com a rede coletora precisa efetuar o serviço o mais rápido possível, uma vez que, mesmo quem não estiver conectado, começará a pagar a taxa no mês que vem.

USAR FRANCINE ETEestaçaotratamentoesgotoforquilhinha11

Horário estendido

O comércio de Forquilhinha começa, neste fim de semana, o horário estendido de fim de ano. Amanhã haverá Sábado Mais, com os estabelecimentos abertos até às 16h; na próxima semana as lojas funcionarão até às 20h; no dia 15, um novo Sábado Mais; e no domingo, 16, permanecerão abertas das 17h às 22h.

Na sequência, de 17 a 21 de dezembro, os estabelecimentos funcionarão até às 21h; o sábado, 22, será de expediente até às 19h; o domingo, 23, também de funcionamento das 17h às 22h; e, por fim, no dia 24 de dezembro, véspera de Natal, as lojas fecham apenas às 16h.

Uma boa ação

Como tradicionalmente nessa época do ano, já estão disponíveis na Casa do Papai Noel de Forquilhinha, na Praça dos Imigrantes Alemães, dezenas de cartinhas dos pequenos para este Natal. Em sua maioria, são pedidos de crianças carentes, que solicitam brinquedos, comida, roupas, material escolar e, até mesmo, objetos que possam auxiliar suas famílias em casa.

Quem desejar fazer uma boa ação neste fim de ano já pode adotar uma, duas, ou diversas dessas cartinhas. Elas podem ser lidas e retiradas na própria Casa do Papai Noel, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13 às 22h, e aos sábados e domingos das 18h às 22h.

Posteriormente, quem não quiser ou puder entregar o presente pessoalmente, pode levar o pacote ao mesmo local até o dia 16 de dezembro, para que a equipe da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo organize a entrega.

07 12 Cartinhas Papai Noel


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo