FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Alerta

Semana da Consciência Negra: celebração dos direitos e conscientização para o futuro

foto divulgacao

Nesta terça-feira, 20 de novembro, é celebrado em todo o país o dia da Consciência Negra. A data remete ao ano de 1695, pois faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, importante personagem na história brasileira e que foi símbolo de luta e resistência contra a escravidão no Brasil.

Mesmo após mais de 300 anos da morte de Zumbi e no ano em que se completa 130 anos da Lei Áurea, a falta de representatividade, discriminação, preconceito e desigualdade estão diariamente presentes na nossa sociedade. Para combater isso, a Unesc inicia nesta segunda-feira, 19, a 6ª Semana da Consciência Negra, com uma programação especial em defesa da causa.

O tema principal da edição deste ano é “Re – existir, Epistemologias, Lutas: As políticas antirracistas nas Leis 10.639/03 e 11.645/08”. A primeira afirma que “Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira”. Já a segunda, tem o mesmo caráter, porém inclui o ensino sobre questões indígenas. Além disso, neste ano comemora-se 130 anos da Lei Áurea, que extinguiu a escravidão no Brasil.

Net Lider
Contape
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi

“Com esta temática, buscamos dialogar sobre coisas boas que, no decorrer de todos esses anos, nós adquirimos, as nossas conquistas e nosso trabalho na luta pelos nossos direitos”, explica a membro do NEAB (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Minorias), Janaína Damásio Vitório. Outro ponto que entra em pauta na Semana, é a conscientização. “Mas além de celebrar essas conquistas, temos que conscientizar as pessoas que convivem conosco mostrando o nosso lado, mostrando o nosso ponto de vista”, acrescenta.

Programação extensa

A programação inicia na segunda-feira, 19/, às 19h no Auditório Ruy Hülse, com uma roda de conversa sobre as Leis 10.639/03 e 11.645/08, com a professora e Especialista, Maria Estela Costa da Silva, a professora e Especialista, Livia da Silva, e a professora e Mestra, Lucy Cristina Ostetto.

Na terça-feira, 20/, dia da Consciência, a programação inicia no período da manhã, no Auditório Edson Rodrigues, com o debate “Racismo x Injúria Racial e Violência x Juventude Negra”. Para esse encontro, o evento conta com a participação do advogado Remerson Luiz Vicência, da Bacharel em Direito, Arizá Costa, e da professora e Especialista, Cíntia Santos.

No período da tarde de terça-feira, ocorre na quadra poliesportiva, com os alunos do Colégio Unesc, as oficinas de Hip-Hop, com o grupo Hip Hop Ponto Crucial, de Capoeira, com o grupo de Capoeira Beribazu.

Na quinta-feira, 22, às 19h, ocorre no Bloco R1 sala 15, um TED com os Afroempreendedores de Criciúma e região no curso de Administração UNESC. Ele será ministrado pela professora e Especialista, Cristiane Dias, e pelo professor e Especialista, Ivan Ribeiro, com as participações do AFROEM (Rede Sul Catarinense de Afroempreendedorismo Sul Catarinense) e do ACR (Anarquistas Contra o Racismo).

No dia 27 de novembro, às 18h30, ocorre na praça do Estudante uma apresentação do Grupo Artístico e Cultural Afro-brasileiro Et. Op. Já. às 19h, ocorre no Auditório Edson Rodrigues, a palestra e o lançamento do livro Lei Áurea: Abolição Inacabada, de autoria do professore e Mestre, Marcos Canetta Rufino

Toda a programação é organizada pelo NEAB em parceria com a Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas da Unesc, do Setor de Arte e Cultura, do Compirc (Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Criciúma), do Coletivo Chega de Racismo, do PEMEDER (Programa Municipal para Educação Étnico- Racial) e do MUNMVI (Organização Não Governamental de Mulheres Negras Professora Maura Martins Vicência).

Francine Ferreira – Setor de Comunicação Integrada Unesc


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo