FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Educação

Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc inicia nesta segunda-feira

semanasct2

A Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense) recebe, desta segunda, 17, a sexta-feira, 21, aproximadamente 2.500 participantes – entre acadêmicos, professores e comunidade em geral – para a 7ª SCT (Semana de Ciência e Tecnologia), que este ano traz à tona o tema “Ciência alimentando o Brasil”.

Para debater o tema proposto e oficializar a abertura da SCT, a convidada para a palestra de lançamento do evento é a professora Regina Maria Ferreira Lang, mestre em Ciências da Nutrição pela Universidade Federal de São Paulo. Regina tem experiência na área de Saúde Coletiva atuando principalmente nos temas de Educação Alimentar e Nutricional, Hábitos Alimentares, Cultura Alimentar, Segurança Alimentar e Nutricional e Promoção da Alimentação Saudável. Ela palestrante vai explorar a contribuição do conhecimento científico e tecnológico para melhoria da qualidade da alimentação dos brasileiros. A palestra ocorre na segunda, às 19 horas, no Auditório Ruy Hülse.

A Semana de Ciência e Tecnologia é considerada o maior evento institucional da Universidade e este ano totaliza 708 trabalhos e projetos acadêmicos submetidos, além de 103 palestrantes envolvidos. Diversas atividades estão programadas para o período, dentre as quais: 16º Seminário de Iniciação Científica, 8º Salão de Extensão, 6º Salão de Ensino, 2º Salão de Pós-Graduação, 3º Feira de Inovação, 3º Talento Musical, 2º Feira de Ciências, 1º Bootcamp e 1º Workshop de Arqueologia.

Contape
Net Lider
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi

Berço científico e tecnológico

É nesta semana que a pluralidade de conhecimento científico e tecnológico produzido no campus da Unesc será apresentada, tanto aos acadêmicos quanto à própria comunidade, uma vez que a finalidade das pesquisas promovidas pela instituição é de justamente contribuir para o desenvolvimento da comunidade.

“A finalidade de uma instituição de ensino, qualquer que seja, mas de modo muito especial quando se trata de uma universidade comunitária, é a produção de conhecimento, pois a produção do conhecimento precisa gerar transformação na sociedade”, pontua a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professora doutora Luciane Ceretta.

A Unesc conta hoje com 638 alunos envolvidos em diversos níveis de pesquisas, que vão desde iniciação científica na graduação até pesquisas de alta complexidade nos mestrados e doutorados. O volume e a qualidade das produções alcançam reconhecimento em nível nacional e até internacional, salienta Luciane.

“Só em 2015 foram 19 patentes efetuadas na instituição. Temos uma média de 200 publicações por ano, isso é quase uma por dia, incluindo publicações internacionais classificadas de alto impacto. Pretendemos fechar 2016 com o dobro de artigos comparados ao último ano. A marca Unesc tem o respeito e admiração do meio acadêmico, no entanto boa parte da comunidade que vive no nosso entorno não conhece essa potencialidade”, observa.

Segundo o Ranking Universitário da Folha de São Paulo 2016, no quesito pesquisa, a Unesc é a melhor universidade catarinense não-pública. Já em nível nacional, no mesmo segmento, a Unesc ocupa o sexto lugar nacional entre as instituições não estatais. A publicação lançada em setembro destacou a Universidade nos quesitos ensino, pesquisa, mercado, inovação e internacionalização. Além disso, a instituição possui conceito 6 no Programa de Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde e elevado número de publicações internacionais.

Francine Ferreira – Bárbara Barbosa


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo