FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Região

Segundo transplante renal é realizado no Hospital São José

Órgãos

Nesta semana, foi realizado no Hospital São José o segundo transplante renal desde o credenciamento da entidade, em 2019. Foi o primeiro procedimento do tipo ocorrido em 2020. A paciente, uma mulher de 34 anos que aguardava na fila para o transplante há três anos e realizava hemodiálise três vezes por semana há quatro anos, agora terá uma vida normal.

“O transplante renal é o tratamento que mais aumenta a sobrevida de um paciente com doença renal crônica. Mas, melhor que isso, aumenta a qualidade de vida do mesmo. Dá liberdade para passar um final de semana na casa de um filho, viajar para um encontro de amigos, festejos que são privados enquanto estão em hemodiálise. É extremamente gratificante poder participar de um momento como esse na vida do paciente portador de doença renal crônica”, aponta o médico nefrologista, Bruno Fontes Lichtenfels (CRM 18819/ RQE 15031).

A cirurgia teve duração de quatro horas e contou com a participação de 15 profissionais, desde médicos cirurgiões, anestesiologistas, enfermeiros e técnicos, além da equipe de apoio do hospital, bem como uma equipe médica de Porto Alegre que auxilia no processo.

Credisol
Contape
Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider
Maderonchi

O processo do transplante renal

Quando um paciente precisa realizar o transplante renal, é porque já sofre de doença renal crônica, o que tira significativamente a qualidade de vida do indivíduo, levando a pessoa a realizar hemodiálise conforme indicação do médico especialista.

O problema renal consiste na incapacidade dos rins de produzir de maneira completa ou parcial suas funções, o que causa um desequilíbrio no organismo. Quando a pessoa recebe um rim saudável, é possível voltar à rotina e levar uma vida normal, sem ajuda de máquinas.

O transplante renal é considerado uma técnica de alta complexidade, por isso também a necessidade do envolvimento de uma equipe multiprofissional, pois o paciente transplantado, após a realização do procedimento, precisa ter o atendimento desta equipe composta por médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, entre outros.

Somente após o tempo necessário de avaliação e exames complementares, o paciente poderá receber alta.

A segunda paciente que realizou o transplante no Hospital São José deverá receber alta nos próximos dias e continuará sob cuidados, realizando alguns exames necessários e tomando medicações. Após sua alta, segundo os médicos, vai seguir sua vida normalmente sem hemodiálise.

Como os pacientes entram na fila de espera para transplante

Pacientes com problema renal crônico, candidatos ao transplante, precisam passar pelo ambulatório de nefrologia da entidade para que o rastreio seja feito. Estas pessoas são acolhidas pela equipe multidisciplinar, que inicia uma entrevista prévia, avaliando exames anteriores e histórico médico. Este paciente será acompanhado durante todo processo, até sua alta após a realização do procedimento/transplante.

Cuidados importante para o dia a dia a saúde dos rins

Manter alguns hábitos básicos na rotina diária é uma medida importante para cuidar da saúde dos rins. De acordo com o médico, ter uma dieta com poucos alimentos gordurosos, açúcares e sódio, não fazer uso de bebidas alcoólicas, e abandonar o cigarro, controlando o diabetes, são formas de manter o rim saudável e funcionando plenamente.

No dia 12 de março, a Sociedade Brasileira de Nefrologia realiza um dia de conscientização para o cuidado com os rins. O Hospital São José fará uma edição especial de atendimento às pessoas na praça Nereu Ramos, das 9h às 15h, com exames simples de urina e orientações para pacientes que apresentarem alterações no exame.

Saiba mais

O HSJosé é credenciado pela Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina e pelo Sistema Nacional de Transplante para atuar na área, assim como todos os médicos que participam dos procedimentos de transplantes.

Redação – Katia Farias


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo