Coronavírus

SC seguirá novos critérios na aplicação de testes para identificar a Covid-19

Tendo em vista o aumento expressivo no número de casos de Covid-19 no estado de Santa Catarina, sendo que entre a semana do dia 09 e 15 de janeiro houve um crescimento de 149% na média móvel de casos ativos, segundo Boletim Epidemiológico divulgado pela Divisão de Vigilância Epidemiológica (Dive) de Santa Catarina nessa terça-feira, 18, aliada à escassez de insumos para a realização de testes, o estado reavaliou os critérios de realização dos testes, para que sejam usados de forma racional.

Desta forma, a Secretaria de Saúde de Santa Catarina, através de ofício enviado a todos os municípios catarinenses, recomendou que passem a seguir temporariamente novos critérios de realização de testes. Os critérios tem com base as recomendações da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e prioriza a realização nas seguintes situações:

  • Todos os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) que necessitem de hospitalização;
  • Pacientes com sintomas respiratórios que estejam nos grupos de risco para agravamento da doença (idosos, gestantes, puérperas, portadores de comorbidades);
  • Profissionais de saúde com sintomas respiratórios (para permitir orientação referente ao retorno ao trabalho);
  • Triagem de pacientes que precisam ser hospitalizados por outros motivos;
  • Profissionais com sintomas respiratórios que fazem parte de serviços essenciais e presenciais, como profissionais de segurança (para permitir orientação referente ao retorno ao trabalho).

A realização de testagem não é recomendada para as seguintes situações:

Net Lider
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Contape
Posto Bravo
  • Em indivíduos assintomáticos (inclusive contatos);
  • Como requisito para sair do isolamento;
  • Como pré-requisito para participação em eventos ou estabelecimentos que exijam.

As novas recomendações devem ser seguidas pelos municípios até que a disponibilidade de testes seja regularizada. Quando isso ocorrer, a Secretaria de Saúde enviará novas recomendações aos municípios.

Redação – Imprensa Dive/SC

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo