FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Coronavírus

SC seguirá novos critérios na aplicação de testes para identificar a Covid-19

Teste Coronavírus Covid

Tendo em vista o aumento expressivo no número de casos de Covid-19 no estado de Santa Catarina, sendo que entre a semana do dia 09 e 15 de janeiro houve um crescimento de 149% na média móvel de casos ativos, segundo Boletim Epidemiológico divulgado pela Divisão de Vigilância Epidemiológica (Dive) de Santa Catarina nessa terça-feira, 18, aliada à escassez de insumos para a realização de testes, o estado reavaliou os critérios de realização dos testes, para que sejam usados de forma racional.

Desta forma, a Secretaria de Saúde de Santa Catarina, através de ofício enviado a todos os municípios catarinenses, recomendou que passem a seguir temporariamente novos critérios de realização de testes. Os critérios tem com base as recomendações da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e prioriza a realização nas seguintes situações:

  • Todos os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) que necessitem de hospitalização;
  • Pacientes com sintomas respiratórios que estejam nos grupos de risco para agravamento da doença (idosos, gestantes, puérperas, portadores de comorbidades);
  • Profissionais de saúde com sintomas respiratórios (para permitir orientação referente ao retorno ao trabalho);
  • Triagem de pacientes que precisam ser hospitalizados por outros motivos;
  • Profissionais com sintomas respiratórios que fazem parte de serviços essenciais e presenciais, como profissionais de segurança (para permitir orientação referente ao retorno ao trabalho).

A realização de testagem não é recomendada para as seguintes situações:

Net Lider
Credisol
Contape
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
  • Em indivíduos assintomáticos (inclusive contatos);
  • Como requisito para sair do isolamento;
  • Como pré-requisito para participação em eventos ou estabelecimentos que exijam.

As novas recomendações devem ser seguidas pelos municípios até que a disponibilidade de testes seja regularizada. Quando isso ocorrer, a Secretaria de Saúde enviará novas recomendações aos municípios.

Redação – Imprensa Dive/SC


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo