FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Geral

Segredo para aproveitar o 13º salário é traçar prioridades e se planejar

salário

Dica é do doutor em ciências empresariais, economista Jorge Antônio Marcelino.

Quanto se fala em finanças de fim de ano, a técnica em administração, Naiany Manenti está indecisa. Isso porque ainda não sabe como gastar o 13º salário. “Tenho algumas contas que poderia quitar, mas queria muito viajar com a família neste fim de ano. O dinheiro extra do 13º sempre parece que acaba muito rápido, por isso ainda não sei como investir da melhor forma”, relata.

Traçar prioridades e planejar a maneira de gastar o dinheiro a mais que entra na conta bancário no fim de ano. Esta é a principal diga do doutor em ciências empresariais, o economista Jorge Antônio Marcelino. “Muitas vezes o 13º salário é gasto por conta de um apelo emocional e não racional, já que existem muitas festas de fim de ano. Esse é o maior erro. A pessoa precisa pensar antes de gastar”, argumenta.

Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi
Credisol
Contape

Prioridades

A primeira coisa a ser feita, se tratando de 13º salário, é o traçado de prioridades. “Se uma dívida tiver juros altos, é importante pagar. Mas se houver um bom investimento a ser feito, e os juros não forem tão elevados, é mais favorável investir”, completa o economista.

Segundo Marcelino, o segredo é sempre analisar o custo benefício, o que fará a pessoa ganhar mais. “Já o planejamento surge quando se sabe o que ainda virá de contas para pagar. Por exemplo no início do ano, quando existem mais despesas fixas, como impostos e material escolar”, relata.

13º SALÁRIO 2

Cartão de crédito e cheque especial

O cartão de crédito e o cheque especial são muito fáceis de serem utilizados, mas por isso cobram taxas altas. “Os índices de endividamento são muito elevados, e uma dívida não se paga sozinha. Se a pessoa tiver alguma pendência, tem que encarar e resolver, porque se for deixando, quando vier a tona já vai estar tão alta, que talvez seja irrecuperável”, afirma Marcelino.

Renegociação de dívidas

Outra dica, para quem tem alguma dívida, é buscar uma renegociação. “Nesta época, muitas lojas abrem espaço para renegociar, então uma opção para quem está endividado é pegar o 13º salário e ir conversar com quem detém a cobrança”, lembra o economista.

Viagens

As pessoas também devem investir em lazer, e viagens são um bom exemplo. “A dica, nestes casos, é fazer uma poupança e guardar dinheiro para viajar depois, porque se a pessoa parcelar, terá que pagar da mesma forma e ainda com juros. Com dinheiro fica mais fácil de conseguir boas oportunidades, de barganhar melhores condições”, finaliza Marcelino.

Francine Ferreira


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo