FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Região

Secretário da Defesa Civil avalia construção de Centro Regional em Criciúma

foto1 1

O Centro Regional de Operação da Defesa Civil da Região Carbonífera será instalado no pátio da Agência de Desenvolvimento Regional de Criciúma. Em reunião nesta quinta-feira, 14, o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, avaliou o terreno para implantação do projeto que entrará em funcionamento em maio de 2017. Todos os centros estarão interligados ao Centro Integrado de Gestão de Riscos e Desastres (Cigerd).

“Estamos percorrendo todas as regiões que possuem coordenação regional de Defesa Civil para conhecermos os locais de instalação. Avaliamos que ao lado da ADR Criciúma é um bom local para a implantação do Centro Regional. Serão 19 unidades mais o Centro Integrado em Florianópolis. Este projeto dará mais resolução no trabalho desenvolvido pela Defesa Civil”, comenta o secretário.

Com investimento de aproximadamente R$ 200 mil para cada unidade, a estrutura será edificada em contêineres e terá aproximadamente 150 metros quadrados.

Net Lider
Credisol
Contape
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi

De acordo com o coordenador Regional da Defesa Civil em Criciúma, Rosinei da Silveira, o centro será a base para os coordenadores de Defesa Civil dos municípios. “Este é um novo sistema de proteção e defesa do cidadão catarinense. Os centros regionais serão totalmente equipados com tecnologia e agilidade para lidarmos com eventuais desastres. Além de ser um espaço adequado também para reuniões e capacitação”, explica.

Durante um desastre natural, a estrutura possibilitará espaço adequado para gestão do evento em andamento. “Autoridades vão se concentrar no local para definir ações e estratégias durante a operação, desenvolver os planos emergenciais e protocolos de operação”, complementa Moratelli. A intenção é que todos os centros regionais estejam prontos até maio de 2017 quando o Cigerd também estará operando na Capital.

Cigerd

O Centro Integrado de Gestão de Riscos e Desastres – Cigerd deverá contar com mais de 20 órgãos trabalhando no mesmo espaço. O Centro faz parte do novo sistema de proteção e defesa civil que está em fase de implantação em Santa Catarina.

A estrutura vai contar com o Centro de Monitoramento e Alerta, Meteorologia, Sistema de Hidrometeorologia, Geologia, Mapeamento de Áreas de Risco, Planos de Contingência, Planos de Ações Emergenciais, Gestão de Crise e Respostas a Desastres. A intenção da Defesa Civil é integrar os setores para o gerenciamento de crise. Com isso, garantir diminuição significativa de riscos para a população em uma situação de eventos adversos.

Francine Ferreira – Paula Darós Darolt

foto2 1


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo