FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Educação

Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas é lançada na Unesc

DSC 0093
Foto: Mayra Lima

Entrega da portaria às coordenadoras ocorreu na noite desta terça-feira.

Como uma das pioneiras no Estado, a Unesc lançou nesta terça-feira, 12, a Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas. Além da Unesc apenas a UFSC tem um setor como esse em Santa Catarina. A secretaria tem o intuito de promover o reconhecimento da diversidade e articular a criação de políticas afirmativas para a construção de uma cultura de paz.

“Nós temos aqui dentro uma diversidade de pessoas, que vem de diferentes lugares e que tem diferentes pensamentos. Como Universidade Comunitária nós precisamos ter um lugar de discussão, de promoção de estratégias factuais, que venham a desenvolver na comunidade acadêmica esse sentimento de tolerância. Me causa ainda muito desconforto quando observo acadêmicos, funcionários, professores, vítimas de tolerância dentro desta casa. Por isso, esse é o momento, este é o tempo, e estas são as pessoas que devem estar à frente deste trabalho”, ressaltou.

Contape
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider
Maderonchi

A Secretaria será coordenada pelas Psicólogas Janaína Damásio Vitório, e Rita Guimarães Dagostim, ambas colaboradoras da Unesc. Segundo Janaína, a secretaria vem para reunir as ações que já são promovidas pela Universidade. “A secretaria vai alinhar trabalhos e formar parcerias com o intuito de desenvolver trabalhos mais coletivos, buscando soluções e potencializar projetos como o SAMA (Setor de Apoio Multifuncional de Aprendizagem), o NEAB (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e de Minorias), o DIDH (Programa Diversidades, Inclusão e Direitos Humanos), dentre outros”, ressaltou.

Direitos Humanos e uma cultura de paz

O encontro também contou com uma palestra sobre “Direitos Humanos e uma Cultura de Paz”, ministrada pela professora doutora da Unesc Fernanda da Silva Lima, e pelo professor phd Flavio Mesquita da Silva. O debate foi mediado pelo professor da Unesc João Batanolli.

“Quando nós estamos falando de Direitos Humanos, nós estamos falando de direitos que se referem a nossa essência enquanto ser humano. São os direitos a liberdade, o direito de ser, de viver, de cada um poder escolher sua religião, do livre pensar e de se expressar, desde que não falte o respeito com os outros, e de outros direitos que também estão escritos em normas de direito internacional”, ressaltou Fernanda.

Saiba mais

Relações étnico-raciais, valores humanos e meio ambiente, gênero, saúde mental, diversidade sexual, inclusão digital, entre outros temas, serão desenvolvidos pela secretaria por meio da criação de linhas e grupos de pesquisa interdisciplinares, pela promoção de espaços e incentivo de diálogos entre projetos e programas institucionais de respeito às diversidades, pela organização de um acervo que reúna informações sobre os diversos projetos, e assim por diante.

Francine Ferreira – Setor de Comunicação Integrada Unesc


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo