FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Política

Secretária avalia primeiro semestre à frente da Assistência Social de Forquilhinha

Ndir

O papel de todo secretário ou secretária de Assistência Social de um município gira em torno da implementação de políticas públicas voltadas aos interesses sociais da população em situação de vulnerabilidade social. Além disso, tem como trabalho o fortalecimento dos vínculos familiares e a realização atividades com grupos de mulheres, de idosos, de crianças e com adolescentes.

Nadir Külkamp Tibes da Silva, formada em Psicologia, é secretária de Assistência Social de Forquilhinha há seis meses, ocupando o cargo deixado pelo professor Darcy Gomes Ferreira (PT). “Ele fez um belo trabalho na pasta e, desde fevereiro, estou dando continuidade às atividades. É um grande desafio liderar uma secretaria tão importante, é gratificante trabalhar com e para as pessoas”, afirma Nadir.

Sobre este período, a secretária avalia positivamente o trabalho na pasta, que conta com mais de 20 funcionários. “A secretaria possui duas unidades de atendimento com diversos serviços. O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). No CRAS são realizados Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, com grupos de mulheres, de pessoas idosas e de crianças e adolescentes, e entre outros serviços. Já no CREAS são ofertados Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos – PAEFI, Serviço de Proteção Social a Adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas”, pontua.

Credisol
Net Lider
Contape
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi

Atualmente, a secretaria atende mais de 500 pessoas mensalmente. Somente no CRAS, por exemplo, o número de atendimentos chegou a mais de 400 no mês de julho. “Estamos aos poucos estruturando ainda mais nossa secretaria, mesmo com os cortes feitos pela atual política nacional”, completa.

Família Acolhedora

Um dos serviços que Nadir destaca é o da Família Acolhedora, um serviço realizado com famílias que foram preparadas para acolher crianças e adolescentes que, por alguma razão, precisam ser afastadas de seus familiares por medida de proteção judicial. “Antes tínhamos apenas um profissional, agora temos uma equipe completa, formada pela coordenadora, uma psicóloga e uma assistente social”, acrescenta.

Nadir comenta que espera dar continuidade a muitos trabalhos. “Me orgulho de ser representante do Partido dos Trabalhadores no governo municipal e quero pelo tempo que for necessário continuar trabalhando com aqueles que mais precisam em nossa cidade”, finaliza.

Francine Ferreira – Eduardo Souza


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo