FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Segurança

Sebrae/SC alerta para fraude que rouba o acesso do usuário ao WhatsApp

Conselho no whatsapp ilustração 2

“Infelizmente pessoas mal-intencionadas se aproveitam dos momentos de fragilidade humana para tirar proveito, roubar dados pessoais, propagar fake news e macular a atuação de entidades sérias e comprometidas” alerta o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Enio Albérto Parmeggiani, ao relatar o golpe que está ocorrendo em outros Estados brasileiros para roubar o acesso do usuário ao WhatsApp.

Como medida de enfrentamento a pandemia do Coronavírus o Sebrae/SC criou novas alternativas de atendimento com soluções e canais para ampliar o acesso às orientações e assim possibilitar que os clientes continuem recebendo todos os serviços da instituição. Nesse sentido, foram reforçadas a estrutura de atendimento on-line e também ampliada a equipe de consultores especialistas para atendimento à distância. Um exemplo disso é a consultoria on-line que pode ser acessada pelo link sebrae.sc/ajuda

Aproveitando essa estratégia do Sebrae, adotada em todo o País para auxiliar os pequenos negócios durante essa crise, golpistas estão entrando em contato com empreendedores através do aplicativo WhatsApp. Segundo Parmeggiani, primeiramente fazem contato por mensagem convidando a participar de palestra gratuita, na sequência é enviado um código via SMS e assim que o usuário informa o código ele perde o acesso ao próprio aplicativo.

Maderonchi
Net Lider
Contape
Dengo Produtos de Limpeza
Credisol

“Há um oportunismo nessas ocasiões e o cuidado deve ser redobrado. O Sebrae/SC promove cursos e capacitações on-line, mas todas por canais oficiais da entidade. Por isso, orientamos todos os empreendedores a não acessarem links duvidosos ou repassarem informações pessoais”, comenta o gerente regional.

TÁTICA DO GOLPISTA

Confira o texto utilizado para aplicar a fraude:

“Olá, meu nome é Jessica da equipe Sebrae Nacional, analisamos o seu perfil em suas redes sociais e estamos convidando o senhor (a) para participar da palestra Business sobre empreendedorismo e gestão financeira, apenas para convidados por CHAMADA DE VÍDEO.

Se deseja participar da palestra Business confirme sua presença respondendo nossa mensagem com a palavra SIM e siga nossas instruções. Para participar da palestra Business basta confirmar o código de validação com seis dígitos enviado via SMS para seu número de celular.

Sebrae Nacional. Há 47 anos, trabalhando pelo sucesso dos pequenos negócios no Brasil”.

Redação – MARCOS A. BEDIN


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo