FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Educação

Satc formaliza convênio com PUC/RS na área de CO2

IMG 4368

Parceria vai possibilitar desenvolvimento de pesquisas conjuntas na área de captura de carbono.

A Satc e Pontifícia Universidade Católica (PUC/RS) já desenvolvem estudos na área de captura de carbono. Agora, as duas instituições unem as forças para avançar mais na pesquisa científica. “Estamos formalizando um convênio que permitirá a geração de novos conhecimentos que serão construídos de forma colaborativa”, ressaltou o diretor da Faculdade Satc, Carlos Antônio Ferreira.

O convênio entre as duas instituições amplia a parceria em uma área que a Satc pesquisa há mais de dois anos. O projeto de captura e sequestro de carbono (CCS) já levou os profissionais do Centro Tecnológico do Carvão Limpo (CTCL), da Satc, ao National Energy Technology Laboratory (NETL), do Departamento de Energia dos Estados Unidos. Em Porto Alegre, na PUC, o professor Marçal Pires também lidera uma equipe de pesquisadores sobre o tema.

Credisol
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Contape
Net Lider

A junção de conhecimento estimulará avanços na área. “São parcerias interessantes, afinal esse assunto é regional. Interessa no Rio Grande do Sul, mas também em Santa Catarina”, afirmou o coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais da PUC, Eduardo Cassel. O convênio foi assinado por Cassel e pelo diretor executivo da Satc, engenheiro Fernando Zancan.

Pioneirismo e troca de ideias

Até o final do ano, a Satc começa a construção do primeiro laboratório do Sul do Brasil focado exclusivamente nas pesquisas de captura de carbono. O novo espaço, que ampliará a linha de estudos dos profissionais, será construído ao lado do CTCL.

Além dessa linha de pesquisa, o convênio com a PUC também possibilita o contato dos profissionais das duas instituições com os alunos. Os acadêmicos de Engenharia Química da Faculdade Satc já participaram de uma palestra com o coordenador Eduardo Cassel na noite da última sexta-feira (21).

“Nossos alunos puderam acompanhar um pouco da experiência de pesquisa que a PUC tem, observando como ela é aliada e está presente na indústria. Essas informações enriquecem ainda mais o conhecimento dos futuros engenheiros químicos”, destacou a coordenadora de Engenharia Química da Satc, Aline Resmini Mello.

Redação Portal Satc

 

76542371402804425628


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo