FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Educação

Satc desenvolve brinquedos para trabalhar os sentidos na infância

CiêncianaPrimeiraInfância

Kits que estimulam tato e olfato foram doados para o CEI Turma do Cebolinha, no Sangão.

A curiosidade por novas descobertas ganhou a forma de brinquedos que serão trabalhados com os alunos do CEI Turma do Cebolinha, no município do Sangão. Desenvolvidos em uma atividade interdisciplinar entre os cursos de Design e Engenharia Elétrica da Faculdade Satc, a criação de kits lúdicos para estimular os cinco sentidos das crianças foi elaborada pelo projeto Ciências na Primeira Infância, envolvendo acadêmicos e professores da instituição.

Os brinquedos foram entregues nessa quinta-feira, 14, com a inauguração do Laboratório de Ciências do Centro de Educação Infantil. O projeto, que envolveu a Satc e empresas parceiras, tem como objetivo proporcionar entretimento e aprendizagem de forma interativa.

Contape
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi
Net Lider

“É mais uma grande iniciativa dentro das metodologias ativas propostas pela Satc. Todos ganham com um projeto assim, ou seja, é bom para a comunidade, é bom para os acadêmicos que aprendem com a prática e é excelente para a Satc, que contribui com o saber na infância. Então é uma iniciativa que só tende a crescer”, destacou o diretor geral da Satc, Carlos Antônio Ferreira.

Estimulando o saber

Peças de encaixe, como um quebra-cabeça e uma roleta são alguns dos brinquedos que vão despertar a curiosidade das crianças por meio do tato, com texturas e cores diferentes. O olfato é trabalhado em um jogo de tabuleiro, onde essências e desenhos mexem com a imaginação dos pequenos.

“Agora vamos treinar os professores nos próximos dias para que atuem na construção do saber nesta fase da infância. Estamos muito satisfeitas com iniciativa”, enfatizou a professora e uma das idealizadoras do Ciência na Primeira Infância, Hellen Zago.

O projeto Ciência na Primeira Infância partiu de um desafio para a Faculdade Satc. A intenção foi desenvolver kits educacionais de uma forma lúdica e criativa utilizando competências e envolvendo a participação dos acadêmicos de Design. “As peças foram desenvolvidas por bolsistas e professores no laboratório PRONTO 3D, ou seja, o conhecimento teórico foi aplicado na prática”, lembrou a coordenadora do curso de Design da Satc, Solange Bianchini.

A inauguração do laboratório foi acompanhada por autoridades, como o prefeito Dalmir Carara Cândido, comunidade em geral e as secretarias de educação de outros municípios, interessadas no projeto. Estiveram envolvidos na atividade de criação dos brinquedos as professoras Hellen Zago, Janaína Quarti e Rodrigo Casteller e os acadêmicos Natália Ferro Mazzuco e Caio Silva. As empresas Portinari, Engie, Haco Etiquetas e Molduras Brilhante contribuíram para execução do laboratório.

Francine Ferreira – Assessoria de Imprensa da Satc


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo