FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Inovação

Satc cria Núcleo de Mobilidade Elétrica e apresenta carro elétrico

Lançamento carro elétrico Lucas Jorge 1

Instituição é pioneira no estudo e ensino desta área em plena expansão no mundo inteiro.

A Satc criou o Núcleo de Mobilidade Elétrica (NME) que irá pesquisar e desenvolver dispositivos de locomoção movidos a eletricidade. No momento, um carro, um quadriciclo e uma cadeira de rodas estão sendo montados nos laboratórios da instituição dentro das atividades do núcleo. Na manhã desta quinta-feira (21), foi apresentado o carro elétrico Inowattis.

“Estes são os projetos que o núcleo abraçou por já estarem sendo realizados aqui na Satc. Mas outros devem surgir, não importa o veículo”, informou André Abelardo Tavares, coordenador do curso de Engenharia Elétrica e do NME.

Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Contape
Net Lider
Credisol

A criação do Núcleo de Mobilidade Elétrica envolve estudantes, professores e disciplinas dos cursos de Engenharia Elétrica, Computação, Mecânica, Mecatrônica e Química na parte de pesquisa e produção, os cursos técnicos de Eletrotécnica, Mecânica e Manutenção Automotiva, na produção, e Design, Publicidade e Propaganda e Jornalismo no desenvolvimento da identidade visual e divulgação dos trabalhos.

“A maioria das ciências foram compartimentalizadas, mas a construção de um veículo, obrigatoriamente, precisa da união de vários conhecimentos. E algo que a Satc está cada vez mais investindo é em metodologias ativas. Este núcleo então vem ao encontro desta nova maneira de ensinar e aprender, que é juntar vários conhecimentos para produzir algo novo. E o objetivo final deste projeto é que o acadêmico saia com um processo de aprendizagem mais eficiente”, contou o diretor da Satc, Carlos Antônio Ferreira.

Aporte próprio e parcerias

Por enquanto, o aporte de recursos para o Núcleo de Mobilidade Elétrica foi totalmente bancado pela Satc. Há, no entanto, a proposição de se buscar parceiros e financiamento externo. “A Satc está focada em estudos de energia de baixo carbono. Para o carvão, há pesquisas no CTCL. Na área de elétrica, a gente entendeu que teríamos outro caminho, porque nós temos os cursos de engenharia, e ainda pegando os cursos técnicos”, explicou o diretor-executivo da Satc, Fernando Luiz Zancan.

Hoje o projeto conta com a parceira da Itaipu e a Mobilis, startup de Florianópolis, mas há prospecção de mais apoiadores. Da Itaipu Binacional o NME ganhou dois motores elétricos e cabos para uso em veículos para servirem de pesquisa. Da Mobilis, a Satc adquirir um kit de carro elétrico educacional para começar a pesquisar e desenvolvê-lo. A plataforma educacional vem sem a carenagem.

Inowattis: o carro elétrico

O projeto do veículo elétrico da Satc chama-se Inowattis. Aproximadamente 30 pessoas entre professores e estudantes participaram de forma direta no projeto, com orçamento inicial é de R$ 60 mil. A Satc adquiriu um Ford Ka e fez a conversão para elétrico. “Há toda uma interface de eletrônica que precisa ser adaptada do motor de combustão para o elétrico”, explicou André Tavares.

A Itaipu Binacional, parceira no desenvolvimento do veículo, doou dois kits de carro elétrico (motores e fios) para mais estudos e experimentos. Como parte do desenvolvimento do veículo, os professores e acadêmicos se debruçaram sobre a conversão do sistema de tração, com dimensão e definição de componentes elétricos e mecânicos, como motor, carregador e baterias, além da montagem e acoplamentos.

Presente no lançamento do veículo, o presidente da Acic César Smielevski ressaltou o espírito de vanguarda da Satc. “As grandes montadoras do mundo seguem por esse caminho. Essa atitude da Satc é ousada porque encaminha professores e alunos para o futuro”, afirmou.

Francine Ferreira – Assessoria de Imprensa da Satc


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo