FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Geral

Satc chega a 94% de inserção de estagiários no mercado de trabalho

curso tecnico2

Índice é da escola técnica e da Faculdade Satc e refere-se a 2015. Pelo Pronatec, a inserção chegou a 70%, mesmo com a influência da recessão econômica do país.

A Satc mantém a tradição de encaminhar bons profissionais para o mercado de trabalho. Em 2015, contando apenas os alunos do estágio curricular obrigatório, a instituição encaminhou, aí somadas as saídas nos dois semestres, 856 alunos de cursos técnicos, com um índice de ingresso no mercado de trabalho de 94%.

Pela Faculdade Satc foram habilitados para a conclusão do curso, através do estágio obrigatório, 80 alunos, somados acadêmicos das engenharias Elétrica e Mecânica, com um índice de efetivação também de 94%.

Credisol
Contape
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider

Além disso, em outubro, houve a saída para a realização de estágio obrigatório de 243 alunos do Pronatec, e dos quais chegou-se ao índice de 70% inserção no mercado de trabalho.

Mais estágios em 2016

Há ainda estudantes que ingressarão no mercado de trabalho através do estágio obrigatório em 2016/1. Da Edutec, serão 646 alunos, de 14 cursos técnicos, dos quais 38% já estão com o local para realizar o estágio obrigatório definido.

Na Faculdade Satc, há a confirmação de 32 acadêmicos das engenharias para estágio obrigatório, com 25% destes já com local de trabalho definido.

Centro de Relacionamento com o Mercado auxilia encaminhamentos

O ano 2015, apesar das dificuldades impostas pela crise econômica do Brasil, foi bom para a Satc. “Tivemos muitos eventos envolvendo o mercado de trabalho e a instituição para driblar a crise. E, apesar dela, os indicadores do Centro de Relacionamento com o Mercado (CRM) foram positivos, seja na colocação dos alunos no mercado, seja no cumprimento das metas definidas para o setor no tocante ao número de vagas, seja na questão de realização de parcerias e eventos”, aponta o coordenador do CRM, Renato Nascimento.

Neste ano, alunos da Satc foram encaminhados, via CRM, para mais de 600 empresas, de 88 municípios. Deste total, 90% são empresas da região Sul de Santa Catarina.

Exposições e visitas

Em 2015, o CRM realizou a 10ª edição da Feira da Empregabilidade, com 23 participantes, mas que representavam mais de 150 empresas. “Recebemos empresas para realização de seleção de estagiários na Satc, como a WEG e a Cecrisa. Além disso, recebemos através de doação, máquinas de solda e equipamentos da empresa Berti Manu, doação esta viabilizada através do estreitamento do relacionamento com os ex-alunos Satc”, lembra Nascimento.

Capacidade de inserção nos cursos técnicos

Hoje, o cadastro de empresas que receberam alunos da Satc para estágio e/ou emprego está em mais de 1000. “Temos um relacionamento muito próximo com empresários e gestores de recursos humanos, o que coloca a Satc sempre na ponta na hora de oferecer as vagas de emprego/estágio abertas pelas empresas”, conta o coordenador do CRM.

Esta ponte somente se mantém sólida porque o estudante da instituição corresponde às expectativas do mercado, e dessa forma fortalece ainda mais a relação Satc-empresa.

“Este aluno dá esta resposta porque a instituição tem em seus cursos estrutura tecnológica e também professores qualificados, o que permite preparar o estudante para vencer o desafio da vida profissional”, reforça Nascimento.

Desafios a cada ano

O CRM é o departamento da Satc que estabelece o encaminhamento do estudante à vida profissional. É uma peça fundamental para que o sucesso da instituição seja completado. Através do recebimento de vagas e repasse de forma direta aos alunos e ainda do controle da documentação que legaliza o estágio curricular, o CRM propicia ao mercado empregador confiança, e garante dessa forma, cada vez mais, o aumento da oferta de vagas aos educandos.

“Para 2016, estamos prevendo uma diminuição da oferta de vagas de emprego e estágio, mas, mesmo assim, com certeza manteremos ou aumentaremos, devido ao número de empresas com as quais mantemos relacionamento, o número de vagas para alunos do estágio obrigatório”, avalia o coordenador.

Quanto a eventos, o CRM já agendou para outubro a 11ª Feira da Empregabilidade, e para novembro a realização da quarta edição do Encontro de Ex-alunos Satc.

Francine Ferreira – Assessoria de Imprensa Satc


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo