FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Comunidade

Santa Catarina terá o primeiro Plano Estadual de Enfrentamento ao Homicídio de Jovens Negros e Pobres do Brasil

florianopolis marcilene de jesus 20161127 1226508599

São poucas as situações que causam tanto sofrimento quanto a morte e, quando ela inverte o curso da vida e uma mãe enterra o filho, como ocorreu com a costureira Marcilene de Jesus, é ainda mais dolorosa. Moradora da comunidade de Monte Cristo, região continental de Florianópolis, convive com o luto de ter sepultado Cristian de 20 anos, há pouco mais de um mês. Ele perdeu a vida ao ser atingido por dois tiros no peito. Dados divulgados pela Câmara dos Deputados indicam que Cristian soma-se à uma triste estatística: mais da metade das vítimas de homicídios ocorridos no Brasil são pobres, negros e do sexo masculino.

Para mapear a situação local, Santa Catarina sai na frente e lança na quarta-feira, 30 de novembro, na Assembleia Legislativa, em Florianópolis, a proposta do projeto do Plano Estadual de Enfrentamento ao Homicídio de Jovens Negros e Pobres. À frente dos trabalhos, está o Governo do Estado, por meio Coordenadoria da Promoção da Igualdade Racial de Santa Catarina, o Conselho Estadual das Populações Afrodescendentes e o Conselho Estadual da Juventude, todos vinculados à Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação.

Morte por dez reais

“Ele e o amigo de infância se desentenderam e ocorreu o crime, aqui próximo de casa”, recorda Marcilene. A discussão, segundo ela, foi por uma dívida de R$ 10. “Eles estavam bêbados”, completa a mãe enlutada. Cristian deixou um filho de nove meses, que teve com uma namorada ainda mais jovem que ele.

Contape
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi
Credisol

Marcilene sofreu um acidente de moto e está com a perna esquerda imobilizada, por isso não poderá participar do evento agendado para o dia 30 de novembro, na Assembleia Legislativa. Ela, entretanto, torce pelo sucesso da proposta para tirar os jovens das ruas. Além de Cristian, a costureira também viu morrer outros três sobrinhos, apenas um deles tinha mais de 20 anos. Todos, de acordo com ela, por envolvimento com drogas ilícitas. “Nas comunidades é assim: o jovem tem que ostentar com roupas de marca. Do contrário, é rejeitado”, conta.

O Plano

A proposta é que instituições como o Ministério Público e secretarias de Estado da Segurança Pública; Saúde; Educação; Justiça e Cidadania; e Assistência Social; Tribunal de Justiça; Assembleia Legislativa e sociedade civil integrem um comitê. “No decorrer de 2017, vamos aprofundar o debate e elaborar o plano” lembra o coordenador de Promoção da Igualdade Racial, Sandro Silva.

O trabalho do comitê será realizado com base no relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara dos Deputados. Deverão ser apuradas as causas, razões, consequências, custos sociais e econômicos da violência, morte e desaparecimento de jovens negros e pobres. Entre as conclusões e propostas, consta a elaboração de projetos de lei e recomendações às instituições relacionadas ao tema.

Francine Ferreira – Marilene Rodrigues
Foto: Vitor Shimomura


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo