FORQUILHINHA Previsão do Tempo
saúde

Santa Catarina realiza ações alusivas ao Dia Mundial de Combate à Aids durante toda a semana

aids

Nesta semana, diversas ações serão realizadas em Santa Catarina para marcar a celebração do Dia Mundial de Combate à Aids, comemorado em 1º de dezembro. As atividades programadas terão como focos o incentivo ao uso de preservativo e a conscientização da população em relação às formas de prevenção ao HIV/Aids e a importância do diagnóstico precoce e do tratamento.

A Secretaria de Estado da Saúde inicia as atividades alusivas à data já na segunda-feira, com a abertura do Seminário de Boas Práticas para Ampliar a Adesão ao Tratamento de Pessoas Vivendo com HIV/Aids, que será realizado segunda e terça-feira, dias 28 e 29, em Florianópolis, pela Gerência de DST/Aids e Hepatites Virais da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC).

O evento reunirá 150 profissionais de saúde atuantes nos Serviços Especializados e nos Centros de Testagem e Aconselhamento de Santa Catarina. Estarão em debate temas como panorama epidemiológico, prevenção combinada, o papel do profissional de saúde na corresponsabilidade da adesão ao tratamento e a atuação das Organizações Não Governamentais. O evento também contará com o relato de experiências e a apresentação de práticas exitosas.

Net Lider
Credisol
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Contape

Em Florianópolis, no dia 1º de dezembro, quinta-feira, a equipe da Vigilância Epidemiológica estará no largo em frente ao Terminal de Integração do Centro (Ticen), das 7h às 17h, realizando abordagem da população para o esclarecimento de dúvidas e distribuição de materiais informativos e de preservativos. Além da Capital, diversos municípios desenvolverão ações alusivas à data.

Em Itajaí, será realizada a Semana de Prevenção ao HIV, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Univali. Na segunda-feira, dia 28, as equipes estarão no campus da universidade distribuindo preservativos, lubrificantes e informativos aos estudantes. Na terça-feira, às 19h, haverá o lançamento do documentário O Combate ao HIV em Itajaí, no teatro Adelaide Konder, seguido por uma roda de debates. No dia 30, das 9h às 16h, serão oferecidos testes rápidos para a comunidade para detecção de HIV, sífilis e hepatites no ambulatório da Univali. Na quinta-feira, dia 1º, ocorrerá o evento de encerramento e conscientização na luta contra a doença e intensificação da realização de testes rápidos em todas as unidades de saúde do município.

Em Brusque, a Secretaria Municipal de Saúde promoverá a campanha de Teste Rápido na quinta-feira, durante todo o dia, nas unidades de saúde. Será feita a distribuição de materiais informativos e divulgação nos veículos de imprensa locais.

Em Criciúma, as celebrações do Dia Mundial de Combate à Aids marcarão o encerramento do Projeto Consciência na Adolescência, que envolveu estudantes da rede municipal de ensino em atividades educativas relacionadas à sexualidade, à prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e à gravidez precoce. O evento contará com apresentações artísticas e culturais e orientações sobre saúde na praça central. As unidades de saúde terão o horário estendido para a realização de Teste Rápido.

Em Mafra, será realizado o 1º Show de Talentos, com apresentações de teatro, paródia e poesias com enfoque na prevenção das DSTs/Aids. O evento acontecerá a partir das 13h30 no auditório da Universidade do Contestado.

Em Indaial, a Secretaria da Saúde realizará o Seminário HIV/AIDS Hepatites Virais e Sílis no dia 2 de dezembro na sede da Associação Empresarial da cidade, das 8h às 16h45. No dia 3, será oferecida testagem rápida para HIV, sílis e hepatites B e C, das 8h às 17h, na unidade de saúde Dr. Heinz Schutz.

Francine Ferreira – Núcleo de Comunicação da Diretoria de Vigilância Epidemiológica


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo