FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Geral

Santa Catarina possui cerca de 200 mil propriedades registradas no Cadastro Ambiental Rural

Willians Biehl

Faltando menos de quatro meses para o prazo final de inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR), que encerra dia 5 de maio, Santa Catarina conta com aproximadamente 200 mil propriedades rurais cadastradas, o equivalente a 53%.

“Queremos acelerar o processo nesta reta final. É bom lembrar que o CAR é obrigatório para proprietários de terra e posseiros, sendo exigência para concessão de crédito agrícola, por exemplo”, explica o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Carlos Chiodini.

O CAR é um registro público eletrônico com informações dos imóveis rurais. O cadastro, que é gratuito, permitirá a adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA). Quem não se cadastrar no prazo poderá receber multa ou ter problemas em transações imobiliárias, em processos de licenciamento ambiental, além de perder a possibilidade de receber apoio e usufruir de melhores condições para realizar a regularização ambiental.

Net Lider
Contape
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Credisol

Apenas em Santa Catarina, foram treinados 1345 facilitadores para incentivo, orientação, apoio à inscrição dos imóveis rurais no CAR. “A SDS promoveu várias capacitações para auxiliar no cadastro. Vamos continuar visitando todo Estado e intensificar o trabalho onde há baixa adesão”, salientou Chiodini, citando a região de Brusque, com menos de 20% dos imóveis cadastrados.

O grupo de trabalho do CAR em Santa Catarina é formado pela SDS e pelas Secretarias de Estado da Agricultura e da Pesca (SAR), da Casa Civil (SCC) e Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Estado de Santa Catarina (Epagri), Fundação do Meio Ambiente (Fatma), Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Santa Catarina (Fetaesc), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), associações de municípios, prefeituras, sindicatos rurais, entre outros órgãos.

Francine Ferreira – Michelle Nunes
Foto: Willians Biehl


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo