FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Alerta

Saiba quais são as cores das bandeiras de sinalização nas praias para o verão

Bandeiras Praia

Para orientar os banhistas que frequentam as praias catarinenses durante a temporada de verão, o Corpo do Bombeiros Militar de Santa Catarina utiliza bandeiras de diferentes cores indicando os locais perigosos para entrar na água e aqueles em que o mar é mais calmo.

Nos postos de guarda-vidas, três tipos principais de bandeiras orientam os frequentadores das praias com relação às condições do mar:

  • Bandeira verde – Baixo risco de afogamento e mar em boas condições, sem presença de correntes de retorno.
  • Bandeira amarela – Risco de afogamento médio, requer um certo cuidado ao entrar na água, principalmente com as correntes de retorno.
  • Bandeira vermelha – Alto risco de afogamento, recomenda-se não entrar no mar, presença grande de correntes de retorno.
  • Bandeira lilás – presença de águas-vivas no mar, devendo-se evitar entrar na água nesses balneários.
  • Brandeira preta – que indica que o posto está desativado e sem a presença de guarda-vidas naquele momento.

Ao longo da orla, mais próximo ao mar, também são usadas bandeiras para indicar locais tranquilos para mergulhar e regiões que apresentam correntes de retorno, que trazem alto risco de afogamento. São bandeiras triangulares na cor verde ou vermelha.

Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Contape
Net Lider

“A bandeira triangular verde na beira do mar aponta que o local é mais apropriado para banho porque o mar é mais tranquilo. Quando a bandeira na beira da praia é triangular vermelha, significa que ali há presença de correntes de retorno, que trazem alto risco de afogamento. Onde tem bandeira vermelha na beira da praia não é para entrar na água” alerta o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Onir Mocellin.

Essas correntes de retorno são a causa de 95% das ocorrências de afogamento em Santa Catarina, segundo o Corpo de Bombeiros. “Nesses locais a água do mar retorna com mais força da areia e puxa o banhista para dentro do mar”, orienta Mocellin.

O comandante também explica que caso uma pessoa seja puxada por uma corrente de retorno ela não deve se afobar, nem tentar nadar diretamente contra a corrente em direção à areia. A orientação é que o banhista nade de forma paralela à faixa de areia, para conseguir sair da corrente de retorno.

O Corpo de Bombeiros orienta ainda que os banhistas sempre procurem os postos de guarda-vidas para ter mais informações sobre as condições do mar na praia e saber os melhores locais para entrar no mar e evitar incidentes.

Francine Ferreira – Fabio Tarnapolsky


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo